terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Joinville, Onde Tudo É … Perto De




Joinville é a Cidade das Flores, Cidade das Bicicletas, a maior Cidade do Estado de Santa Catarina, Cidade Industrial, a cidade da Tupy, da Tigre, da Embraco e outros tantos nomes que merecidamente são atribuidos a Joinville.

Temos aqui um hábito sui generis, difícil, senão impossível, de encontrar em outra cidade, que é a informação de endereços por referência, SÓ EM JOINVILLE.

Quando voce pergunta para alguém o endereço de qualquer lugar para onde tenha que se dirigir, a começar pela pergunta que é: você sabe onde fica Tal Lugar e não, você sabe qual é o endereço de Tal Lugar, a resposta fatalmente será uma sucessiva citação de referências, mais ou menos assim: 

Se for para fornecer um endereço que se localiza na Rua Dr João Colin, não nos furtamos em citar que é perto da Oficina do Carioca, antes ou depois do Angeloni, perto ou longe da antiga Prefeitura, antes ou passando da entrada do América, quase lá no terminal de ônibus, perto da Igreja Santo Antônio, podendo ainda ser completado com...descendo pela rua Blumenau, um pouco depois do posto de gasolina....e assim por diante.

Para indicar a agência do Bradesco no centro, diz-se que é em frente ao terminal de ônibus.

A Justiça Federal é onde era a antiga Buschle e Lepper na rua do Príncipe, quase na frente ao Joinville Palace Hotel.

Uma loja da rua XV de Novembro sempre é antes ou depois da Discolândia.

O centro médico é aquele na frente do Dona Helena ou na rua da Döhler?

A agência do Correio é perto do Bom Jesus.

A rua Paraná é, passando pela Assembléia de Deus, a segunda ou terceira, nunca sabemos exatamente, rua à direita.

A Clinica Neurológica é lá perto da Darci Vargas (não precisa dizer Maternidade).

O Fórum, o pior de todos, é bem em frente ao Big, perto do Centreventos, porém do outro lado rio, e completando com um, ...não tem erro...

Não sabemos endereço de nada mas sabemos dizer onde fica tudo.

Localizar-se, ir e vir em nossa cidade é muito fácil e simples para nós, o problema é para o "gringo" que chega a Joinville para trabalhar, passear ou simplesmente pernoitar.

Para nossos visitantes, o surgimento da ERA do GPS é a salvação.


4 comentários:

Rosalie Araujo disse...

Raquel,

Dei risadas ao ler as ultimas noticias do seu Blog. Já ouvi muitas respostas desse jeito. Eu penso que este tipo informação que as pessoas dão na rua e' comum em algumas cidades do nosso pais. Em cidades maiores e metrópoles com certeza fica mais difícil, mas também pode acontecer, em caso do local que vc procura ficar no mesmo bairro onde vc está.
Aqui em SF é comum quando se anota um endereço perguntar qual é a esquina mais próxima, dai, como aqui é uma cidade projetada fica super fácil se chegar a qualquer lugar, pois a ruas se cruzam a cada esquina.

Marli Silva Avancini disse...

Querida Raquel!

Me deliciei com os seus artigos. Quizera eu poder escrever tão bem, dessa forma que a agente transporta a pessoa para o assunto. Lembrei dos nossos Amigos florianópolitamos que tinham como referência um pé de limão, laranja, um morro vermelho. Que saudades dessas boas referências! Parabéns.

raquel disse...

Oi Marli,

Obrigada pelo retorno.
Abraços

Raquel

Unknown disse...

Oii Raquel, parabéns pelo seu post sobre Joinville, dei muitas risadas!! É bem assim que funciona por aqui. Beijos