terça-feira, 1 de maio de 2012

Minha Vida de Blogueira Está Por Um Fio...


Tenho lido alguns Blogs com matérias dando dicas, citando regras de como fazer o seu twiiter bombar, agregar seguidores ou para incentivar o acesso e divulgar o seu Blog.

1- Se os meus assuntos forem sobre situações, experiências de minha vida própria, devo esquecer o Blog, porque isso só interessa a mim mesma e não encontrarei leitores com este interesse.

2- No twitter, tenho que postar com personalidade. Não devo esperar que me sigam só porque eu os sigo.

3- Devo ter um público alvo, informações úteis e confiáveis.

4- Manter o blog sempre atualizado. Tem de haver comprometimento com o leitor.

5- Por último, a sugestão dos sorteios para captação de seguidores.

Saber das regras para divulgação de um Blog ou Twitter, foi tão surpreendente quanto foi saber que qualquer pessoa pode escrever e publicar num Blog. Para mim, isso era coisa que só cabia a escritor ou jornalista.  Se eu não sabia que qualquer pessoa podia ter um blog, muito menos me preocupava o fato de um blogueiro poder tornar-se  profissional, e menos ainda, ganhar dinheiro com isso.

No ato de escrever, desabafamos, opinamos, criamos e alguns têm na escrita o seu trabalho; porém o ato de publicar o seu escrito num Blog ou Twitter, tem uma única verdade: é a de querer ser lido. Eu quero e você também, porque enquanto qualquer pessoa pode escrever por escrever, só publica quem quer ser lido.

Por este motivo, as leituras resumidas nos ítens acima, foram um verdadeiro banho de água fria em mim.

Eu publico as situações que vivo, literalmente, na alegria e na tristeza (esta última, bem pouca) e ninguém estará interessado nos meus assuntos.

Eu sigo todos os que me seguem, (com raríssimas exceções), só assim penso que retribuo a atenção aos meus seguidores.

Quanto ao público alvo,  eu não sei quem é o meu. Se as informações são confiáveis, isto sim, eu garanto. Assumo tudo o que digo e faço, mas quanto a sua utilidade, isso é bem discutível.

Profissionalmente, atuo num serviço burocrático e essa função desempenho com prazer, disciplina e responsabilidade. Se for para eu ter o Blog e o Twitter, como mais uma obrigação, eu não quero.

Estou aqui para falar, opinar, gritar e principalmente brincar. Mas quero ser lida

Quanto aos sorteios, já vi muitos no twitter e achei simpático, mas sinceramente me senti ridícula. Considerando que no meu twitter e blog, eu não vendo nada, o que posso sortear? Um objeto de uso pessoal, como um par de brincos, um anel, uma passadeira de cabelo?

_Ou quem sabe devo oferecer "Um Dia Com Raquel!". Quem ganhar terá uma surpresa…ele começa as 5:30 da manhã.

Se para o meu Blog startar eu tiver regras a seguir ou bater o ponto, minha vida de blogueira está fadada a ruir.

Não quero vender, não quero comprar, não quero concorrer com blogueira(o) nenhum. Estou aqui o p i n a n d o   divulgando tudo o que vocês, blogueiros  profissionais, fazem e dizem. Mas quero ser lida…risos.


Nota: Quero fazer uma referencia a um post que li há dias, quando ainda estava preparando este assunto.
@fabiolasad : "Caraaaa....é mto gostoso ver comments no blog! Eu ando fazendo como o @blogsemdestino disse. Qdo passar p/algum,nao custa dar uma comentada".
E num post que fiz, ela muito delicadamente só colocou um "obaaaa" que surtiu o efeito de uma rajada de fogos de artifícios.

17 comentários:

Fabíola Sad disse...

Ai que amor, amiga! Eu sempre leio seus posts! E adoro!
Acho que você tem toda a razão, a partir do momento que as coisas se tornam um parto pra fazer, não vale a pena..
Mas acho que você pode, deve e eu quero muito que continue postando.
Antes eu lia posts e não comentava mas depois que o Pedro falou, comecei a ficar mais atenta a isso.
Não deixe o blog morrer, ok?
Muah!!

Roberta N. Schiessl disse...

leio muito você e na primeira vez que quis publicar um contraponto não deu certo, lembra? Continuei lendo, mas daí não registrava mais comentário...foi só isso. Espero que você não se desmotive. Escreve bem, é crítica e representa uma fatia da população muito importante: Mulheres independentes e inteligentes. Uma fatia que está fazendo a diferença nesse país. Beijo, Roberta

Raquel Ramos disse...

Obrigada, eu.

Raquel Ramos disse...

Roberta, acho que agora está resolvido a questão de postar o comentário. Obrigada.

Pedro Serra disse...

Adorei o post... Mostra bem o que muitos de nos blogueiros estamos passando (ou já passamos, ou vamos passar). Eu decidi que queria profissionalizar o meu blog e às vezes esqueço que tem muitos blogueiros que apenas querem ser lidos, como você bem colocou. Serviu para eu fazer uma reflexão, obrigado.

Bjs

Guilherme Gassenferth disse...

Ri bastante ;)

Guilherme Gassenferth disse...

Principalmente com a possibilidade de ganhar o "Dia com Raquel" heuaheuaheuah

Elaine Gaspareto disse...

Raquel, boa noite
Antes de mais nada muito obrigada por me citar e linkar.
Fui reler o meu post, tão antigo, e decidi que qualquer dia desses vou reedita-lo. Continuo pensando igual, só o espanto aumentou rsrsr
Também li, no começo, muitas regras. A que mais me "preocupou" foi a que dizia que a gente tem que ter um assunto específico. Pensei: "lascou, meu blog é shopping center, tem de tudo". Daí relaxei e vi que o segredo de um blog duradouro e que atinja seu objetivo (no meu caso é escrever)é a gente fazer o que gosta.Tem dado certo.
E se a regra for seguir regras, tô perdida rsrsrs
beijos, e obrigada de novo

Raquel Ramos disse...

Obrigada Pedro! Tua conversa com a Fabíola está surtindo efeito.

Raquel Ramos disse...

Rir é um dos motivos pelos quais estou no twitter, FB e Blog, se te faço rir...então estou bem além.
Um abraço Guilherme. Obrigada!

Raquel Ramos disse...

Oi Elaine, que bom que vc gostou. Obrigada eu.

Helio disse...

Sou seu leitor assíduo Raquel. Se depender de mim seu blog vai existir sempre.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Raquel
É bom saber das alegrias e até das menores (post menos lido e comentado)dos amigos da net!!!
Fico feliz em ver que o bom foi muito forte pra vc e feliz...
Bjs de paz e bem em 2013
P.S. Obrigação está fora do meu cotidiano desde que me aposentei (na arte de blogar ou similar, faço o mesmo)... compromisso sim, entretanto!!!

lua alessi disse...

5- Por último, a sugestão dos sorteios para captação de seguidores

Xiiiiiiii.... isso pode funcionar com os outros, comigo não, ainda bem que os sorteios que fiz não tinham essa intenção, era mais pra compartilhar algo que eu tinha e, como hoje eu sou mais desapegada, resolvi compartilhar, caso de livros e filmes. Mas na promoção do livro e do dvd de Água para Elefantes, ninguém se interessou, único que se inscreveu foi um amigo, e no último dia rs
É, confesso que foi meio deprimente, afinal, se o povo não se interessa em participar nem do que vai ganhar de graça, em casa...

Raquel eu também não sei o que faz os seguidores aumentarem ou principalmente faz crescer no visitante a vontade de participar de um post, comentando. Eu tenho posts com muitas visualizações que não despertam a vontade do leitor participar...já fiquei mais chateada com isso, aquela coisa de 'nossa, eu devo escrever textos que são uma merda!!!, mas aí achei melhor não tentar descobrir se o problema era esse mesmo rs. Hoje eu já não encano, continuo não despertando interesse nos leitores de trocarem opiniões sobre o texto, mas já fico feliz quando eu consigo fazer um post com algo que eu tenho a dizer. Um dia , quem sabe... até porque eu já entrei em blogs que eu curti e tive a sensação que, fora o autor, só eu e as traças virtuais passaram ali. E uns blogs que eu achei muito ruins, alguns dãaaa bombando.

Fato é que eu não sou lá muito social e na internet essa 'falta de reciprocidade' costuma atrapalhar quando vc bloga sem ter família grande e trocentos amigos reais que visitem o seu blog e compartilham entre os outros trocentos amigos deles. Mas sei lá... realmente essa coisa de ter um blog de sucesso é algo que não se explica com regras. Um dia um post 'acontece' no mundo virtual e o blog acontece... ou não :)

Crys Leite disse...

Muito bom seu post. Não sigo regras e para ser sincera acho a maioria delas um tanto quanto sem sentido. Escrevo quando quero, sobre o que quero e lê quem quer simples assim. Beijos.

Raquel Ramos disse...

Oi Luallesi É isso mesmo, Blog ruim bombando e Blog bom parado, não dá para entender assim como não consegui entender o sucesso de algumas pessoas sem talento algum. Obrigada por seu comentário.

Raquel Ramos disse...

Oi Crys é bem assim...quando quero, quando posso, quando tenho vontade, Um grande abraço e obrigada