quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Foto Para Cartão Postal - San Gimignano- Toscana - Itália

San Gimgnano - Toscana - Itália - Foto de Raquel Ramos dos Anjos/2009





5* postagem da série




O texto ilustrativo foi tirado do link que esta anexo ao título "A história de San Gimignano".


A história de San Gimignano

Click to enlarge
San Gimignano nasce mais ou menos por volta do século III a.C. como uma pequena vila etrusca, posicionada acima de uma colina que domina o alto de Val d'Elsa.

O verdadeiro desenvolvimento da cidade e da zona urbana inicia, no entanto, por volta do século X, período em que recebe o nome do santo Bispo de Módena (San Gimignano) que diz-se teria defendido a vila da ocupação de Átila. Durante a Idade Média, San Gimignano desfruta de um formidável desenvolvimento, graças ao comércio de ótimos produtos agrícolas (Açafrão e Vernaccia) favorecido pela Via Francigena que a atraversava de norte a sul e por numerosas "rotas do sal". Em 1199, no pico de seu esplendor econômico, a cidade obteve a própria independência dos Bispos de Volterra, aos quais se sujeitava, e se tornou uma Cidade para todos os efeitos.

Neste período San Gimignano se vangloria de obras de arte e maravilhosas formas arquitetônicas. Em 1300 a Cidade teve a honra de receber como embaixador da Liga Guelfa na Toscana o poeta Dante Alighieri. Os esplendor da cidade durou até 1348 quando, por causa da peste negra que infestou toda a Europa e da fome que se subseguiu, teve que sucumbir à Florença. San Gimignano descobriu um período de decadência e marginalidade para depois retornar prepotentemente à atenção mundial no século XIX.



Um comentário:

Helio disse...

Raquel voce me surpreende a cada post no seu Blog, esta foto que voce fez ficou um escândalo, parabéns. E prá finalizar desejo a voce, ao Ricardo, ao Vinícius e ao Bernardo um maravilhoso e abençoado natal, um Reveillon espetacular e um 2013 repleto de novos posts, de novas viagens e fantásticas realizações. Um abraço do amigo Hélio de Aquino.