terça-feira, 14 de maio de 2013

A Maioridade Penal - Um comentário ao post do Blog Virgílicas

Sempre muito bem escrito e com argumentação consistente, ler Virgílicas é sempre um aprendizado. 
Certa de que discordar não é ser contra...

Tem toda razão. A razão de tudo se chama educação.
Mas ela não existe, assim como não existe a responsabilidade de nossos governos, e culpar os pais pelos crimes dos filhos menores de idade, tão pouco resolve o problema .

A mais bela característica da criança é a inocência. Criança não mente e quando ela fala todos prestam atenção na sua espontaniedade e sinceridade, até que começamos a pegar esta mesma criança, em pequenas mentiras.

Quando ela, ou qualquer pessoa mente,  é porque  tem uma verdade a esconder. Tenha certeza,  neste momento, ela já sabe o que é certo e o que é errado. Se ela mente ela já deve ser responsabilizada, se não por seus atos, mas por seus erros.

A partir dos doze ou treze anos, quem é capaz de roubar, matar, traficar, sabe muito bem o que está fazendo, que é crime, se esconde e foge. 

Porque não devem ser penalizados por isso? Devem sim e não com penas brandas por serem menores de idade, já que são capazes de cometer os delitos de "gente grande". 

Que pague como gente grande.

Quem aos dezesseis anos, tem direito a "visita íntima", deve sim responder por seus crimes como adultos.

Esta certamente não é a solução para diminuição da criminalidade, que é infinitamente mais ampla, porém pagar pelo crime que cometeu severamente, o que não quer dizer cruelmente, esses menores criminosos, devem sim.



Um comentário:

virgilio disse...

Inicialmente manifestar minha satisfação em receber um comentário através do seu próprio blog.
Não vi discordância de sua parte;apenas colocação de seu ponto de vista por um ângulo diferente do nosso com o mesmo objetivo: responsabilizar e punir os menores infratores que já possuem conhecimento suficiente do que fazem e como tal merecem punição.
Educação para ter a oportunidade de conquistar mais espaço e punição rigorosa para os infratores ~serão ótimos remédios para a diminuição da violência.