quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Blog SuperLinda Vai à Escola







Um grande avanço na educação já está em prática nas Escolas Muncipais de Joinville. A implantação do projeto do uso de novas tecnologias da informação e comunicação na área educacional é uma realidade. 

Um plano piloto, inserindo tablets, como ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, está em execução nas Escolas Municipais Pastor Hans Muller, Governador Pedro Ivo Campos, Prof Sylvio Sniecikowski e Pref Nilson Wilson Bender.

A participação da Prof Deisemara Sebold em entregar livros na Escola Municipal Gov Pedro Ivo Campos, em Joinville (SC), participando do BookCrossing Blogueiro, amplamente divulgado pelo blog Luz de Luma, resultou neste encontro, por iniciativa dos professores e direção da escola.

E este foi o motivo que levou o Blog SuperLinda à escola, para conversarmos sobre Blog - BookCrossing - uso das Redes Sociais - Estudo - e os Tablets, sonho de consumo de qualquer adolescente.



Foto tirado da sala/auditório onde foi realizado o encontro, mostrando os aluno voltados para o telão projetando as imagens do Blog Superlinda.


Feitas as primeiras apresentações, olhos atentos no telão, falei sobre a responsabilidade que devemos de ter com o que escrevemos e divulgamos em Blog e redes sociais.


       Foto mostrando a sala e os alunos de frente para a camera.


      Foto de toda a sala, mostrando os alunos atentos ao assunto do telão.


Das apresentações à efetiva participação dos alunos na conversa, foi só uma questão de passar a palavra e o microfone.



                 Foto de um aluno participando e falando ao microfone.

A espontaneidade em participar e o interesse sobre qualquer assunto levantado, prova o alto nível de informação desses alunos.

Intercalar assuntos sérios como o uso das redes sociais, responsabilidade em escrever corretamente, o BookCrossing, o acesso ao deficiente visual, com assuntos como o aplicativo Lulu, o ídolo do UFC - Chuck Lidell e Banda de Rock, foi a forma que encontrei para ser ouvida.

Foto dos alunos, visivelmente interessados no assunto que enquando eu mostrava um detalhe direto no tablet.

E quando você pensa que está tudo dominado, Felipe sugere que eu faça um post sobre Paul Walker.

_Bem que tinham me prevenido para as perguntas ou comentários da turminha da era "tchjipo"...Que aliás, de bobinha…não tem nada.

Sem saber de quem ele estava falando, afinal de tudo que vi e li durante o final de semana, gravei apenas que o "cara" era aquele que tinha feito o filme "Velozes e Furiosos", havia morrido num acidente de carro. 

Perguntei: Quem????

E ele imediatamente respondeu: Paul Walker.

Devolvi a pergunta: E porque você não faz?

_ Eu não tenho blog, disse Felipe.

Disse-lhe então:
_ Faça e mande para mim, que eu publico para você.


Felipe, estou esperando.


            Foto onde apareço conversando com o Felipe.



O Prof Maicon, ao final, sugeriu que, no próximo ano, fizessemos um trabalho conjunto de troca de livros na escola, criando um blog próprio com o nome de BookCrossing. Não demoraram a apontar o dedo os maiores interessados em ganhar livros e a participar.


                Foto dos alunos com os braços levantados, demonstrando interesse no desafio lançado pelo prof Maicon.



                    Foto dos alunos aplaudindo a participação do Blog SuperLinda.

Trocar aplausos foi o que restou desta gratificante manhã com os alunos e professores da Escola Municipal Gov Pedro Ivo Campos.

                    Foto onde apareço ao lado da prof Walkíria agradecendo e aplaudindo os alunos.

Agradeço especialmente aos alunos da 6A, 8A e 8B da Escola Municipal Gov Pedro Ivo Campos.

A professora Valkíria Supervisora dos cursos de 6° ao 9° ano.

As professoras de Português Márcia e Elisabeth, Maicon, professor de Geografia, Luci, professora de Estudo Religioso e Sergio, professor de Matemática.

A Diretora Isolete e a Diretora Adjunta Silvana.


Foto do primeiro encontro, em nov/2013, com a professoras Elisabeth, a Diretora Adjunta Silvana e Supervisora do 6 a 9 ano da EM Gov Pedro Ivo Campos.


6 comentários:

Vera Moraes disse...

parabéns Raquel! Muito importante esses encontros para a troca de experiências e para o estímulo em novas formas de comunicação. bjs!

Helio disse...

Parabéns Raquel por mais essa conquista. And The Pulitzer goes to: Raquel Super Linda from Brazil. Agora já podes fazer teus agradecimentos.

Deisesol... disse...

Parabens Raquel pela parceria. A educação precisa e muito de pessoas que venham a acrescentar e contribuir para o seu desenvolvimento, especialmente na era tecnologica. Um grande beijo e obrigada.

silvia helenice disse...

Parabéns, sabia que vc teria uma dorzinha de barriga antes, mas que durante e depois iria adorar a experiencia. A Deisemara está corretíssima em afirmar que a educacao no Brasil precisa de voluntários que acrescentem algo mais ao curriculo escolar; para que a garotada sinta realmente onde vai usar toda a teoria que aprendem no day-by-day da escola.

lua alessi disse...

Então... eu comecei a ler o post e tem tanta informação interessante que eu vou voltar depois, reler e aí dar pitaco sobre... Por enquanto parabéns pelo projeto e pela sua participação nele

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!!
Que delícia ver você em ação e mais feliz por você estar divulgando o BookCrossing... Estou muito orgulhosa de você!! :=))
Beijus,