sábado, 4 de janeiro de 2014

O Tempo e o Vento - Erros e Acertos da Globo

trilogia O Tempo e o Vento, uma obra escrita por Érico Veríssimo, que é dividida em O Continente (1949), O Retrato (1941) e O Arquipélago (1961). Conta a história da formação do Estado do Rio Grande do Sul e a saga das famílias Terra Cambará e Amaral. 

Teve seu início nas terras dos índios e jesuítas das Missões, de onde o índio Pedro Missioneiro, foge após a dizimação de seu povo.  

Encontrado a beira de um riacho por Ana Terra, foi recolhido por sua família e a partir daí desenvolve-se toda a história, que foi contada pela Globo em uma minissérie de três capítulos.


                                               Banner de divulgação com a paisagem das cochilhas riograndenses.



Foto de cena com  Capitão Rodrigo (Tiago Lacerda) e Bibiana (Marjorie Estiano).

Um espetáculo de imagem e figurino, mas de muito pouco conteúdo. 

O pouco tempo para desenvolver todo o tema, a mim não convence. Poderiam mostrar menos paisagem e citar mais a história. Mas certamente a audiência não seria a mesma. 

É a tv mostrando figurinhas.


Foto da cena do casamento de Bolívar Cambará (Igor Rickli) e Luiza (Mayana Moura).

Elenco de primeira. Grande destaque para a atuação de Fernanda Montenegro (Bibiana), o que não causa surpresa, e de Tiago Lacerda (Capitão Rodrigo). 
Aliás, Tiago Lacerda, maravilhoso. Lindo, opinião unânime da mulherada, nas redes sociais e minha também.


Foto de cena da minisserie de paisagem e cavaleiros.


Foto do Capitão Rodrigo (Tiago Lacerda) entrando na cidade a cavalo.


Foto de paisagem do entardecer nas cochilhas riograndenses.

Muito amor na relação de Pedro Missioneiro (Matheus Costa) e Ana Terra (Cleo Pires), mas erros de continuidade da gravação, em se tratando de padrão Globo, são imperdoáveis.

Em cena de paixão fervorosa, Ana Terra se contorce na cama com as mãos entre as pernas, cena explícita de tesão (porque não dizer). Sem conseguir dormir, Ana levanta-se e vai para a rua encontrar-se com Pedro Missioneiro. É nesta cena subsequente, em que eles se encontram e fazem amor dentro do mesmo riacho onde ele foi encontrado e já aparecem com raios de sol refletindo em seus corpos. 

Quebrou completamente o clima, pelo menos na nossa imaginação.


Foto da cena de Ana Terra (Cléo Pires) e Pedro Missioneiro (Matheus Costa) se amando pela primeira vez no riacho, em que 
ele foi encontrado.

Em tantas cenas externas em fazendas gauchas, não foi mostrado em nenhum momento que houvesse naquela região rebanho de carneiros. No entanto, não foram poucas as cenas onde as mulheres apareciam tecendo lã de carneiro, um trabalho essencialmente feminino da época.

Quem viu, não pode ter deixado de observar a beleza e significativo sentimento de dor, passado nas imagens da cena do assassinato de Pedro Missioneiro, pelo pai e irmão de Ana Terra. Mas, quando eles vão fazer o buraco para enterrar o corpo, jogam a terra para longe espalhando-a, fazendo com isto um belo efeito na filmagem, mas com que terra vão cobrir o buraco novamente?

E por último, o figurino impecável do Capitão Rodrigo (Tiago Lacerda), destoou da realidade em que viviam. Sempre montados em cavalos, trilhando no meio do mato, pisando em terras enlameadas, não condiz com a performance mostrada pelo belo Capitão, sempre limpo e engomado.

Deixo duas perguntas que li no twitter:

- Afinal qual foi o motivo da discordia entre os Amaral e os Terra (depois Terra Cambará) ?

- O que ocasionou aquela repentina mudança de comportamento do Capitão Rodrigo, se entregando ao vício de álcool e jogo, após o casamento e o nascimento do segundo filho ?

Ponto alto da série, a dupla Fernanda Montenegro e Tiago Lacerda. Especialmente a dele, porque de Fernanda não é mais surpresa, que conseguiu transmitir a sensação de estar vendo a sua amada, jovem e de pele lisa como a tinha visto pela última vez. 
Coisas de amor verdadeiro.
Coisas de outras vidas...


Postado em 04/01/2014 por


Raquel Ramos

raquel@superlinda.com






Abaixo dois links que tratam do assunto:




4 comentários:

Lulu on the sky disse...

Raquel,
concordo com vc. Não vi no cinema, mas pela tv, tive a impressão que cortaram várias cenas procede?
Big Beijos
Lulu
blog- sorteio

Raquel Ramos disse...

Oi Lulu, eu também só vi pela tv, achei bem incompleto, especialmente em relação a história. Obrigada pelo comentário.

pensandoemfamilia disse...

Eu vi o filme, mas não estou acompanhando a seriado. No entanto, não gostei muito do filme. Algumas falta de sincronicidade.

dr Lanh disse...


Nhật Bản là một trong những quốc gia có nhiều cảnh đẹp thu hút được nhiều khách du lịch trong và ngoài nước, và nhiều người đặt ra câu hỏi rằng đi nhật có cần visa không và khi đi nhật làm visa đi nhật hết bao nhiêu tiền để mọi người có thể toan tính chi phí để lên một kế hoạch du lịch thích hợp nhất. Khi đi du lịch nhật bản nên đi đâu, những điểm đến lý tưởng nên đi khi du lịch sang nhật để có thể lưu lại những khoảng khắc đẹp nhất. con gái Nhật có một làn da rất trắng mà nhiều phụ nữ mơ ước, hướng dẫn cách Cách làm trắng da toàn thân như những cô gái nhật bản.

Hiện nay, Amazon là một trong những kênh thương mại điện tử lớn được nhiều người tiêu dùng tại Việt Nam mua sắm, hướng dẫn mua hàng amazoncách mua hàng trên amazon tại nhật giúp người tiêu dùng có thể mua sắm hàng hóa một cách thuận lợi và đơn giản nhất, không phải gặp khó khăn với những hình thức thanh toán quốc tế phức tạp.