terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pelé O Melhor Jogador Do Mundo



             Foto de  Fabrice Coffrini do site UOL Foto de Pelé recebendo o prêmio.


Parabéns Pelé, você foi eleito o melhor jogador do ano. 
O melhor jogador do ano de todos os tempos.


A FIFA se rende a Pelé.

O mundo do futebol levanta e Pelé é aplaudido de pé.

O maior jogador de futebol de todos os tempos é brasileiro e é Pelé.

Sim, eu sou mulher e não entendo nada de futebol. E, não entendo mesmo. Não distingo um tiro de meta de um escanteio, mas ouço desde criança que Pelé é do melhor jogador de futebol que já existiu no mundo.

Quando os jogos eram só pela rádio, os gol da rodada eram vistos somente nos cinemas, quando não havia vídeo tape, televisão, internet ou redes sociais, Pelé já estava na mídia. 

Era famoso no mundo inteiro. 

E quando na Europa, ainda pensavam que aqui no Brasil, nós éramos canibais, Pelé já divulgava o nome do nosso país, como uma terra de progresso, beleza e futebol.

Tempos em que fisioterapeutas eram os massagistas, os nutricionistas eram os cozinheiros, os médicos diagnosticavam usando no máximo um aparelho de raio X e ninguém fazia musculação nem alongamento.

Simplesmente, jogador de futebol nascia jogador de futebol.

Deve ter sido, e é só achismo, um homem sem (grandes) vícios de álcool, cigarros e drogas. Caso contrário teria se perdido pelo caminho como tantos outros de seu tempo. 

Farra, bagunça, festança ???? Quem nunca???

Até que, pela idade teve de parar de jogar futebol. Deixou de brilhar nos gramados e de dar títulos ao futebol brasileiro.

Foi o suficiente, para que seus "defeitos" viessem à tona. Envolvimento com mulheres, filhos fora do casamento, casamentos desfeitos, problema de droga e a prisão do filho Edinho, bobagens ditas em comentários pelos jornais e televisão, renderam-lhe críticas e descrédito.

Que os jovens não tenham por Pelé a mesma admiração daqueles que o viram jogar, eu até aceito. 

Mas brasileiros que foram para às ruas comemorar títulos conquistados por Pelé, hoje dizerem-se não admiradores dele, achincalhar seu nome chamá-lo de cretino, ignorante, mau caráter, sinceramente...é incompreensível.

Reconheçam o jogador, não a pessoa. 

Independente de qualquer interesse que possa existir e de fato acredito que exista, por trás de todos os desmandos desta Copa do Mundo no Brasil, se em seus tempos de glórias, Pelé jogasse em times de futebol da Europa, alguém dúvida que ele por anos seguidos seria o grande ganhador deste prêmio?

Prêmio mais que retardatário.

Fiquei emocionada vendo Pelé aos 73 anos, mancando sobre uma prótese de quadril, subir no palco e receber o prêmio máximo concedido à um jogador de futebol.





Um comentário:

Sandra disse...

Eu também achei merecida a homenagem ao Pelé. Independente do que aconteceu na vida pessoal dele, o mérito profissional dele, ninguém pode tirar! Parabéns ao Pelé!!!