domingo, 26 de janeiro de 2014

Porcelana Rosenthal e o designer Bjorn Wiinblad


                     Foto da placa que ganhei de Silvia, dentro da embalagem onde veio acondicionada.


Os olhos de lince de Silvia, viram no post Um Canto de Tua Casa, que estava faltando um prato na parede ao lado da cristaleira. 

De Curitiba, certamente influenciada pela "boca maldita", não se conteve e comentou abertamente no FB o que seus olhos viram. Sempre na base da brincadeira, não deixei passar a oportunidade e pedi para que quando viesse da Alemanha, trouxesse um prato de parede de lá, para mim.

De férias no Brasil, recebi a visita de Silvia e Werner e com eles o meu presente.

É  A  COISA MAIS LINDA DO MUNDO. 


 Foto do placa de porcelana, em formato redondo, muito colorido. No centro duas figuras lembrando imagens de anjos, com assinatura do designer Bjor Wiinblad, pendurado na parede

Uma peça de 1975, garimpada em antiquário, do projeto de placas comemorativas de Natal, que o designer Bjorn Wiinblad fez para a Rosenthal. Marca de porcelana alemã que nasceu em 1907.

Um pouco sobre o designer Bjorn Wiinblad.

1918/2006 - Dinamarquês, designer e artista em cerâmica, prata, bronze, têxteis e gráficos. É característica de seus trabalhos, incluir pessoas de rosto redondo lunático em traje do século 19, muitas vezes cercados por elementos naturais. Emprega a cor com muita segurança. São cores saturadas e fortes, as vezes quase um psicodélico, com complementos em ouro e prata.
Wiinblad era um designer importante para a empresa de porcelana Rosenthal, por seu incrível nível de detalhes decorativos. A partir de 1971, ele também projetou uma placa comemorativa de Natal, anual para a Rosenthal. Seus trabalhos estão no Museu Victoria and Albert de Londres, Museu de Arte Moderna de Nova York e Museu Nacional de Estocolmo. 
Suas tapeçarias e cerâmicas têm sido utilizadas para decoração de hotéis no Japão e Estados Unidos.
Em 1985 foi nomeado Homem do Ano em Nova York e recebeu o Prêmio Cultural do ano de 1995 da Fundação Americana Escandinava.

O simples fato de receber de presente esta placa, que até então eu chamava de prato, seria motivo suficiente para dar à ela um lugar de destaque na minha casa, não só no Natal. 

Uma peça digna para estar entre os meus 52 Objetos.

Hoje além da amizade de Silvia, tenho uma peça de arte, com edição esgotada, assinada por um reconhecido designer internacional.


Um simples prego vazio na parede e quem saiu ganhando fui eu.



*Detalhe: a caixa em que veio acondicionada a placa é tão linda que também vai para a parede, entre os já famosos quadros da Raquel.

                                                Foto da caixa na cor verde, escrito em preto Rosenthal Weihnachtstelle. Desing Bjorn Wiinblad
                                              Foto da parte de tras da placa onde está gravado o nome da porcelana e a procedencia Germany



7 comentários:

silvia helenice disse...

Raquel, quando achei o "pratinho faltante", sabia que vc faria jus a ele. Gostei de ler o post e observar mais uma vez, como vc se dedicou a pesquisar quem foi Bjorn Wiinblad.
Por outro lado, usamos e abusamos em Balneário de Camboriú, da T-Shirt que ganhamos de ti. Além de ser extremamente confortável e duma cor linda, ela atrai a curiosidade dos circundantes, pelo endereco impresso.

Raquel Ramos disse...

Oi Silvia, um grande abraço para você é para o Werner, mais uma vez repenso, sobre tamanha afinidade em tão pouco tempo de amizade e convivência.

Cerridwen disse...

Olá Raquel!
Que presente lindo, desde a origem até o estado final relatado por você. Acho mesmo que o maior presente é esta amizade tão rica em troca de conhecimento.
Parabéns à Silvia e a você.
Abração.

Helio disse...

Isso é mais que um presente, é a prova de quanto a Silvia tem carinho por voce Raquel. Parabéns pelo post,, pela linda obra de arte que voce ganhou e pelo bom gosto da Silva.

Raquel Ramos disse...

Oi Cerridwen, obrigada pelo seu comentário.

Raquel Ramos disse...

Oi Helinho, obrigada, a peça é muito linda mesmo.

Sandra disse...

Nossa, que linda peça!! Merecido lugar de destaque. Lindo presente. Bjs