domingo, 20 de abril de 2014

II BookCrossing Blogueiro - KIDS



*Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui)


Post de participação no II BookCrossing Blogueiro Kids, promovido e divulgado por Trícia Ferreira do Blog Espelho de Si, escolhido especialmente para publicação no dia de hoje, Domingo de Páscoa. As crianças são os verdadeiros representantes da renovação da  vida. Feliz Páscoa à todos.


Tão importante quanto o BookCrossing Blogueiro, é o BookCrossing Blogueiro KIDS e sabendo que no Encontro de Blogueiras de Curitiba, algumas mães se fariam acompanhar de seus filhos, corri atrás de livros infantis para também divulgar este projeto.


Chegamos juntas no estacionamento, a Ana Julia, a Camila, acompanhadas de suas mãe e eu. Sem conhecer ninguém, ali mesmo no pátio, entreguei à cada uma delas um livro. Lá dentro, entre os cumprimentos e paradas para fotos, procurei por elas e as encontrei folheando, lendo e uma mostrando para outra o que viam de interessante.

Tive a grata surpresa de saber que a Camila já possui a sua biblioteca virtual. Clique aqui no link de acesso ao site e fica a sugestão para que outras mães usem este exemplo como motivação para suas crianças.

Foto da Ana Julia (Ana Paula Canestraro) e Camila (Alessandra Guedes Murakami),




Na foto acima, a Nicole Meister (Patrícia Meister) e Mariana (Andrea Passos), que encontrei já em plena atividade. Havia sobre a mesa, papel e giz de cera. Pedi licença, entreguei os livros e a pose para foto. 

Parabéns a essas mães por incentivarem suas filhas à leitura e obrigada por permitirem a divulgação das fotos. Elas certamente servirão de exemplo para outras crianças. 
Criança imita criança. Que seja pela leitura.



Abaixo na foto estão, a Gabriella, o Gustavo e a Nathália.



Gabriella (da esquerda), de personalidade forte, vaidosa, uma presença marcante por onde passa. De porte alto e esguio, desde pequena faz sua trajetória como modelo em desfiles, fotos e atualmente faz aulas de teatro na Casa da Cultura.

Gustavo e Nathalia, ganharam recentemente um prêmio de nível internacional por um trabalho escolar sobre a água (veja o link). A Nathália acaba de ser eleita na escola, Vereadora Mirim, já está diplomada (veja o link) e faz aulas de violino, na Casa da Cultura. Os dois participam também da banda dos Bombeiros Mirins.

O que essas crianças tem em comum?

São jovens, pré-adolescentes, irmãos, concorrentes entre si, brigam, tem horário para estudar, para brincar e dividem um único computador que dispõe em casa. Estudantes de escola pública, inteligentes, estudiosos, gostam de ler e trocam os livros um com o outro.

Fazem parte de uma família de quatro irmãos, onde a mais velha de quinze anos (não está na foto), já é formada em curso técnico de suporte e manutenção de micro computadores e redes sociais do Senai, e atualmente frequente o curso técnico em mecânica na IFSC. Os cursos são gratuito mas a vaga é conseguida por provas eliminatórias e usa transporte público para ir à escola.

Ainda crianças e já com um curriculum de peso.

O que conheço deles é só sucesso. Mas não um sucesso que acontece por acaso. Sucesso, que é resultado da exigência que a mãe Anelise Berri, de pulso firme, faz por boas notas na escola e bons resultados nas atividades extra curriculares.

Só o estudo pode fazer dos jovens brasileiros, cidadãos capazes. Ler é cultura, faz parte da boa formação deles, e a Anelise sabe disso.





E estes livros eu esqueci, por sugestão do meu filho Bernardo, com a Mônia Sartor

Grande atriz de Curitiba, com atuação constante em peças no Teatro Lala Schneider. Além de atriz, Mônia tem seu trabalho formal e faz um belo serviço voluntário. 

Ela é contadora de histórias em hospitais infantis e ficou de mandar as fotos usando os livros. Faço questão de divulgar esta importante atividade, que leva cultura e distração à crianças doentes.

Um grande abraço e parabéns para você, Mônia.


Pratique o BookCrossing. Isto é educação e cultura.  


3 comentários:

Alessandra disse...

Obrigada pela delicadeza com as meninas Raquel!
Sempre que precisar grite, ok? Uma ótima semana para vc.
Beijos meus e da Cacá.

Raquel Ramos disse...

OI Alessandra, Eu é que agradeço a vocês. Um grande abraço.

Luma Rosa disse...

Muito bacana ver as crianças participando do #BCKids! Que os bons exemplos sejam seguidos, sempre!!
:)
*Só hoje consegui adicionar todos os livros que libertou... ufa!! Que alegria gostosa em ver tanto empenho!
Beijus,