segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que é "Norma Culta"?







Foto com a definição do que é norma culta. "Norma culta é um conjunto de padrões linguísticos rigorosos que definem o uso correto de uma língua. Para dominar perfeitamente uma língua, para falar e escrever de forma correta, respeitando a norma culta, é essencial o estudo da gramática."


Aprendi mais uma, ou melhor mais duas.


Depois de publicar o post Nomofobia - Viciado em Internet,  onde estava escrito "...São 15:00 horas e desde as 13:00 estamos aguardando..." recebi de uma amiga, uma mensagem in box, que dizia: "Na norma culta, abreviação de horas não se coloca 00 e sim por exemplo 13h, 18h sem ponto e sem zeros (ver texto Nomofobia) Bjos".


A minha primeira atitude foi corrigir sem questionamento. Depois respondi agradecendo e sem o menor pudor perguntei: O que é "norma culta"?

Ela respondeu: Escrita correta.


Não faria nenhuma diferença se na mensagem ela tivesse dito que "Na escrita correta, abreviação de horas...", mas não em se tratando de Sara Moura, estudiosa e defensora do português.

Mais uma vez constatei o quanto soa bem aos nossos ouvidos a velha, difícil e linda língua portuguesa falada corretamente.

Foi o que percebi quando li ou ouvi, "Norma culta", um termo pouco usual, verbalizado com natural elegância por Sara Moura.

Vivemos uma época em que o português sofre maus tratos nas redes sociais, por uma grande maioria de seus usuários. Na minha concepção, expressões que por si só são populares demais, quando escritas sob a nova versão, tornam-se um verdadeiro atentado cometido contra a Língua Portuguesa.
Exemplo: Fica a dica = FIKDIK e  Galera = GLR. 

Mas não é deste grupo de pessoas, que quero falar, particularmente. Quero falar de mim, talvez de você, que estuda, lê, relê, de quem se preocupa em escrever corretamente e que, com todos os cuidados, vez ou outra publica textos com erros de português.

Dominar a língua portuguesa, com seus sufixos e prefixos, combinar o pronome com o tempo do verbo, a regência verbal,  as crases, acertar a escrita correta das palavras como excelente ou exceção, sucessão ou ascensão, e ainda, auto retrato, auto-retrato ou autorretrato de acordo com a nova Reforma Ortográfica, é privilégio dos que tem a "Norma Culta" literalmente na ponta da língua. 

O reconhecimento unânime do quão difícil é a nossa gramática já me livrou de várias situações delicadas.

Quem prima por uma escrita correta é passível de perdão.


Tenho fiéis amigos e eles me corrigem.

Isto é ensinamento.

Corrija, mostre, ENSINE.


Encontrei no blog Pavulagem da Ro, um texto que trata da linguagem na era das Redes Sociais, em que ela publicou o vídeo que segue, muito próprio para ilustrar o assunto.





Mais textos:
Norma Culta
Expressões Usadas nas Redes Sociais


4 comentários:

Vera Moraes disse...

Não sabia. Mais uma para os anais........Erro, e muito, mas quando posso ou quando me soa desconfortável, pesquiso. Bjus!

Raquel Ramos disse...

Beijo Vera, É errando que aprendemos.

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
Eu gosto de ser corrigida quando erro e também acho que é errando que se aprende. Sempre tive uma relação melhor com a matemática do que com o português e por isso, sempre me esforcei a ler mais, já que estudar gramática é um porre :P
Em documentos formais, a atenção precisa ser redobrada, no entando, devemos fazer sempre certo, pois o hábito faz o monge.
O internetês deixa a escrita mais solta e depois do (des)acordo ortográfico, a nossa língua sofreu um grande baque. Acredito na evolução natural da língua e não em normas que da noite para o dia mudam tudo - Sei que demorou um tempo para ser oficializada e nesse período, as pessoas ainda insistiam em usar a antiga ortografia. Enfim, eu sou da mesma opinião do professor Evanildo Bechara: “Ninguém vai à praia de fraque ou de chinelo ao Municipal”
Beijus,

Unknown disse...

Olha só quanta coisa interessante... a modernidade e redes sociais estão modificado o nosso lindo português.