domingo, 26 de outubro de 2014

Fomo ou não Fomo?



O título pode parecer piada, mas foi um dos temas discutido no programa GloboNews Em Pauta, que assisti durante a semana que passou.

Não é doença. Nem transtorno. É um fenômeno. Uma matéria publicada no jornal New York Times apresentou o termo ao grande público: fomo. É a sigla de “fear of missing out”, ou medo de ficar por fora.”

Este fenômeno estaria relacionado às pessoas que não conseguem se desligar da internet e da redes sociais, criando uma dependência da necessidade de não perder nada do que seus amigos estão fazendo.

Precisam saber se as pessoas com quem se relacionam estão em casa, na rua, no bar ou em festas. Este comportamento estaria causando, o mal pelo medo de perder algo interessante, importante ou divertido.

O Fomo estaria relacionado também àqueles que mesmo estando sozinhos sentem-se acompanhados. Tão “bem acompanhados” a ponto de manterem relacionamentos online. Neste caso a solidão é suprida, dá-se a intimidade e satisfaz-se o desejo.

São sintomas e males da vida moderna causada pela excessiva interação das pessoas nas redes sociais.

Mais do que querer saber o que está acontecendo, penso, que não estar participando é o causador do problema.

Mesmo nos tempos em que não havia acesso aos "criminosos aparelhinhos', sempre pairou no ar, uma certa angustia nas pessoas, quando especialmente em datas festivas como Natal, Reveillon ou Carnaval, elas mantém-se isoladas em casa, quando sabidamente há uma multidão de pessoas nas ruas, passeando, divertindo-se ou viajando.

O Fomo só é um termo moderno, para algo tão antigo.

Isolar-se faz mal com ou sem redes sociais.  

Este moderno meio de comunicação, pode nos proporcionar ótimos momentos de divertimento, quando não usados para o isolamento e sim para distração.


Eu? Pode internar...estou com fomocedite, preciso ser fomocedada, sem o agravante da sídrome do relacionamento virtual.

*Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui
Montagem com várias fotos mstrando os meios de comunicação das redes sociais, telefone celular, ipad e computador.

Nenhum comentário: