domingo, 30 de novembro de 2014

FLOR DO NATAL



A POINSÉTIA, conhecida como CARDEAL, FLOR DO NATAL ou ESTRELA DO NATAL, é uma planta originária do México. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, significa “a mais bela (pulcherrima) das eufórbias".

O curioso é que, suas grandes pétalas vermelhas, que as pessoas pensam ser a flor, na verdade são folhas com coloração viva, que tem o nome de brácteas. Elas crescem para proteger as pequenas flores que existem no meio desta planta. Embora sejam estas pétalas vermelhas, o grande e verdadeiro destaque destas lindas flores. 

Eu sempre a conheci por "Jesus Cristo".
De beleza especial que enchem os olhos.

Cultivada na sacada em um vaso grande, cresceu como um arbusto e é vista de vários ângulos. 


Esta planta começou a ser utilizada em festas de Natal a partir do século 17 quando frades franciscanos começaram a utilizá-la em procissões no final do ano. 

Por suas flores serem muito parecidas com a Estrela de Belém, ela foi associada ao nascimento de Jesus e passou a ser utilizada em casas e igrejas como parte das decorações natalinas.





"Conta a lenda mexicana que uma menina de nome Pepita, não sabia o que oferecer ao Menino Jesus na missa do Natal.
Expôs assim o seu problema ao seu primo Pedro, que a acompanha a caminho da Igreja. Pedro consola Pepita, e diz que aos olhos de Deus, não importa o valor da oferta, o que interessa é a intenção. 
Pepita vai colhendo plantas no caminho…
Quando chega à Igreja, vê a pobreza da sua oferta e chora… 
Mas mesmo assim oferece as plantas. Então frente a toda a congregação reunida no templo, as folhas dos ramos ficam tingidas de uma cor brilhante e vermelha transformando seu simples e humilde presente em algo lindo e impressionante.
O povo local considerou isso um milagre e mensagem de Jesus.
Desde então a planta nasce espontaneamente na região, as flores de natal, irrompem do chão molhado, pelas lágrimas puras e inocentes derramadas pela menina Pepita."

Post Especial para participar da BC de Jô Turquezza Mundial



Árvore de Natal do blog Jô Turquezza Mundial


Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui
4 Fotos do pé de Flor de Natal, no vaso da sacada. Uma flor de tamanho grande de cor vermelha.

2 comentários:

Beth Salvia disse...

Que coisa mais liiinda, sou encantada por essa flor mas nao sabia a história dela, brilhante. Eu acabei de fazer um novo post sobre pisca pisca de forminha de doce em flor, passa lá Raquel, bjus e

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
A cor lembra o Bico de Papagaio. Não conhecia e achei linda. Na verdade, parece uma mistura de bougainville com bico de papagaio. A lenda também é linda!
Beijus,