quinta-feira, 7 de maio de 2015

NITERÓI - UMA BELA SURPRESA

Foi uma visita muito rápida, bem ao estilo da expressão "um pé lá outro cá".
Um pouco assustada com o desconhecido, em especial no Rio de Janeiro onde andamos sempre de sobressalto, me aventureiDomingo de tarde me dirigi à Estação da Praça XV e fiz a travessia Rio/Niterói de barca. 

A surpresa foi das melhoras. A embarcação era grande e limpa, sem nenhuma aglomeração de pessoas. 
A vista que se tem de Niterói na chegada da barca e em todo o trajeto é belíssima.
Niterói significa no idioma tupi, porto sinuoso ou água que se esconde.
O município que já foi a capital, antes da fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975, detém hoje, títulos que servem de orgulho para a sua população.
A cidade possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em 2011. Esse levantamento classificou Niterói como a cidade com população mais rica do Brasil. Está entre as mais alfabetizadas, apresenta a menor incidência de probreza, tem a polução com maior renda per capita e o maior índice de longevidade do Estado do Rio de Janeiro. É também a segunda cidade no mundo, perdendo apenas para Brasília, com o maior número de obras projetadas por Oscar Niemeyer.
Descendo em Niterói pela Estação das Barcas, é possível ver em primeiro plano toda a beleza do edifício _ foto abaixo _ o Palácio dos Correios. No estilo art noveau, hoje o prédio esta tombado como Patrimônio Histórico.

O passeio para conhecer minha amiga virtual Jô Turquezza tornou-se mais uma viagem com uma pitada de conhecimento e cultura. 
Tenho um carinho muito especial por Jô. Foi ela a primeira blogueira a me abraçar levando-me para os grupos de Facebook e criando outro, baseado numa história contada pelo #superlinda.

Um sorvete, um cafezinho, um presente, um grande abraço e o retorno, agora, pela ponte Rio/Niterói. 
Esta visão fantástica cravou o tom ouro sobre o #superlinda na rápida passagem por Niterói.


Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui) 1 - Foto do interior da barca que faz o trajeto Rio/Niterói. 2 - Foto da vista da chegada de barca na cidade de Niterói. 3 - Foto do prédio do Palácio do Correio. 4 - Foto minha e de Jô Turquezza sentadas numa mesa, abraçadas e tomando um cafézinho. 5 Foto do pôr do sol tirada em cima da ponte na volta de Niterói para o Rio.

Um comentário:

Jô Turquezza disse...

Arrepiei! Amei nosso encontro, já era sua fã e agora então, admiro mais ainda.
Que bom que você conheceu um pouquinho de Nikiti (para os íntimos).
Foi tudo lindo, obrigada pelo carinho.
Beijos minha querida amiga virtual e agora real!