domingo, 23 de julho de 2017

O Magnífico Metrô de Moscou



Estação Ploshchad Revolyutsii – Площадь Революции




Um Metrô ou uma Galeria de Arte? Na dúvida, diga apenas que é um espetáculo à parte.

Saber em qual estação você está ou para onde deve ir é impossível para qualquer turista. Se perder, lá dentro, seria fatal sem o auxílio de guias de turismo. Não se intimide em pedir esse serviço, mesmo que você domine o inglês, porque todos os nomes estão escritos no alfabeto cirílico.

Chamado de Palácio Subterrâneo, o Metrô de Moscou é conhecido como o mais bonito metrô do mundo. Seus corredores lembram a arquitetura dos palácios dos czares. Escadarias de mármore, esculturas, tetos, pisos luxuosos, todos da época em que o comunismo ainda ditava as regras no país. Lustres e candelabros maravilhosos, arte em mosaicos nas paredes.

-->

Sua construção é de 1935. Sob as ordens de Stalin, os arquitetos, engenheiros e artistas desenvolveram um projeto que passasse ao proletariado, seu maior usuário do serviço, a idéia de que o partido comunista fazia algo pela população. Um local que servia também de refúgio quando os alarmes de ataques eram acionados.

*Nota: Aproveite para colocar em prática, se já tem conhecimento, ou para aprender, que em escadas ou esteiras rolantes, não se faz fila dupla. O lado esquerdo deve estar sempre livre para a passagem dos que tem pressa. #ficaadica.
Estação Komsomolskaya – Комсомольская



Estação Novoslobodskaya – Новослободская








2 comentários:

Elisa Maciel disse...

Um show...
Pretendo conhecer.

Raquel Ramos disse...

Oi Elisa. Sem dúvida, um grande passeio.