sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba PR



Legenda #PraCegoVer - Card feito com quatro fotos do Museu Oscar Niemeyer. Em cima a esquerda painel da Loja Mon, a direita no Café Mon parece de vidro com vista para o jardim externo. Embaixo a esquerda painel de fundo escuro com quatros de pintura coloridos, a esquerda eu com a camiseta do blog Superlinda de frente para a arte central em formato de olho, próximo da rampa de aceso, sendo o suporte de cor amarela e o olho em tons azuis mesclado e escuro.


Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como o Museu do Olho, é o maior museu de arte da América Latina. Dentre os destaques há uma exposição permanente dos projetos, fotos e maquetes das obras do arquiteto que dá nome ao Museu.
 
O local é um atrativo na cidade de Curitiba, como espaço cultural e lazer. Além de exposições, oferece salas para cursos e oficinas, centro de Documentação e Referência, Laboratório de Conservação e Restauro e está todo equipado com móveis especiais para a adequada acomodação da coleção e do acervo.
 
No entorno do prédio há um imenso jardim usado para apresentação artística, para descanso, caminhadas e vias de passeio de bicicleta.
 
A Loja MON tem souvenirs com o nome do Museu, livros e peças de arte. Outra grande opção é o prazer de sentar  no Café MON de frente para o parque.

De fácil acesso, o visitante pode ir do centro da cidade, até lá, a pé. Ele também está na rota da Linha de Turismo do ônibus que percorre os principais pontos turísticos da cidade.


Parada de ônibus, com o nome do Museu escrito em letras de cor branca, sobre a calçada em frente ao Museu.

Projeto construído em formato de olho na frente do museu com suporte na cor amarela de pinturas em preto. A sua volta lago de água artificial e grama verde.

Jardim interno do Museu. Em primeiro plano duas esculturas de madeira (suporte comprido e alto, terminação com cabeça de uma ave). Em segundo plano pessoas sobre a grama e árvores de copa grande.

Painel  Limbo 2002-2010 com fotografias - rostos de pessoas - de Arthur Omar - Cortesia do artista. Parede branca e painel colorido.

Obra sob a guarda do MON apreendida na Operação Lava Jato. VIK MUNIZ - Rio de Janeiro postcard, 2013 - Digital C-Print, 3/6 - 192X251com. Parede clara, moldura madeira, prédios. paisagem da vista do Pão de Açúcar, predomina tons azuis.

Obra sob guarda do MON apreendida na Operação Lava Jato. MIGUEL RIO BRANCO - Castanhas, 2013 - reprodução fotográfica sobre papel - Três peças de 112x112cm cada. Parede cor esverdeado mostarda, quadro molduras pretas, predomina os tons azuis.

Obra sob guarda do MON apreendida na Operação Lava Jato. JOAN MIRÓ - sem título, 1976 - gravura em metal - água forte e água tinta sobre papel, 14/50. Moldura preta, tela fundo branco, desenhos coloridos (vermelho, amarelo, azul contornados de preto)

Obra sob guarda do MON apreendida na Operação Lava Jato - MANABU MABE - Abstrato, 1969 - acrílica sobre tela. Moldura dourada e tela predomínio do azul, degradê de baixo para cima.


Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover. Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?   






Um comentário:

Fodase disse...
Este comentário foi removido pelo autor.