quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Lembranças e memórias: Casarão Gallotti - Tijucas SC

 


O casarão Gallotti, em Tijucas - SC, foi incluído no caderno “Cidades patrimônios de Todos” do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, "como exemplo de boas práticas na preservação, restauro e conservação do patrimônio histórico", publicado no site de notícia TopElegance. 

O fato é importante e com ele lembranças de infância voltam a minha mente. Ainda é clara a imagem que tenho da Dona Chiquinha Gallotti, sempre usando roupas pretas, debruçada sobre a grade de ferro, servida de proteção, no alto da escadaria do famoso casarão.

Não havia quem passasse pela rua, de carro ou a pé, que não a cumprimentasse chamando apenas de D.Chiquinha. Seus filhos e netos eram também amigos de meus pais, meus e de meu irmão. Era uma residência em que a porta da frente estava sempre aberta. Qualquer um que chegasse, percorria o longo corredor da entrada até a cozinha, localizada nos fundos. Sobre o fogão e na mesa nunca faltava um bule  de café e as inesquecíveis rosquinhas e broas de fubá ou polvilho feitas por ela.

Este era um trajeto que fazíamos normalmente indo e vindo de onde nós morávamos até a casa dos meus avós, o seu Cazuza e dona Josefina dos Anjos. Ao lado do casarão, que sempre foi de cor rosa com detalhes brancos, havia um enorme terreno e um campo de futebol onde os meninos de rua, vizinhos e parentes passavam as tardes jogando bola.

Embora o blog SuperLinda já tenha feito uma postagem sobre os casarões dessa cidade, o assunto é sempre destaque. O registro é motivo de satisfação para todos os tijuquenses. Porém, esse post, é também para reconhecer o trabalho dos responsáveis de manter o compromisso assumido em cuidar do edifício, doado em 2006. 

A construção inaugurada em 1898 é um exemplar da arquitetura ítalo-brasileiro. O antigo prédio, tombado Patrimônio Histórico Estadual em 2002, foi entregue à prefeitura Municipal de Tijucas e abriga o Centro Cultural Benjamim Gallotti. Um verdadeiro monumento, cartão postal e ponto turístico do município.

Foto de Mariza Gonzaga, de costas, com a camiseta do blog na cor azul marinho, escrito o nome superlinda, em cor laranja, em frente ao Casarão dos Gallotti. Arte de Leticia Rieper.

- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?  


2 comentários:

Dayana Afonso disse...

Ola, sou neta de Aires Silva( Diro). Estou buscando documentos que provem fielmente que meu avô foi adotado pelos Gallotti. Quero incorporar o sobrenome ao meu ja que me é uma honra ser desta familia.
Vc saberia me dizer onde posso conseguir registros de batismo, adoçao, inscriçao no colegio em que estudava ou se ha algum documento que ele esteja como Gallotti antesde tira-lo para poder entrar na Marinha aos 15 anos?
Quero muito poder ter o Gallotti em meu nome!
Vc poderia me ajudar?
Sou Dayana Afonso, filha de Luciana Silva e neta de Diro e Irani Vaz.

Raquel Ramos disse...

Bom dia, Dayana. Não tenho conhecimento nem informação que possam lhe ajudar. Desejo sucesso.