sexta-feira, 15 de julho de 2022

O SuperLinda em Castrolanda e Carambeí - PR.

Legenda da foto #PraCegoVer. Card de fundo cor bege com duas fotos: à esquerda estou de costas com a camiseta do blog SuperLinda escrito nas costas de frente para a vila de casas holandesas cor azul petróleo e outra rosa claro. Na frente da casa passa um canal ao modelo da Holanda. Céu muito azul e sem nuvens. À esquerda apareço de corpo inteiro, de costas, com jaqueta laranjada com o nome do Blog nas costas. Ao fundo o Moinho Woldzigt em réplica ao da Holanda. Um grande jardim de grama e lago em volta do local.

O SuperLinda foi conhecer Castro e Carambeí do Estado do Paraná. A primeira fundada em 1778, onde foi criada a Castrolanda. Um nome derivado da junção de Castro + Holanda que é uma colônia organizada por imigrantes holandeses que lá se estabeleceram em 1951, período pós-Segunda Guerra Mundial. Uma história recente e com a intenção de preservar a sua cultura preservada.

Em momentos distintos as duas cidades tiveram expressiva influência da colonização e imigração holandesa e são destaques no agronegócio da região.  Carambeí fundada em 1911 desenvolveu-se desde esse início impulsionada por um grupo de origem holandesa, a conhecida Cooperativa Batavo (atual Frísia). 

Envoltos em ar holandês que se respira nestes dois lugares circulamos pelos ambientes montados com móveis doados pelos pioneiros, em um pub no estilo holandês, loja e produtos importados da Holanda ou de fabricação artesanal própria. É só seguir o caminho...

Card com quatro fotos: Em cima à esquerda interior do moinho do Centro Cultural Castrolanda, réplica enorme de tamancos de madeira usados pelos colonos holandeses, à direita o portal de entrada para o Centro Cultural, tudo em tijolinho à vista. Embaixo à esquerda o interior de uma casa dos holandeses com móveis doados pelos imigrantes e a esquerda vista panorâmica do jardim do Museu.
 

O Centro Cultural Castrolanda foi organizado com o objetivo de manter viva a memória da comunidade. Enquanto o Parque Histórico de Carambeí é o maior museu histórico a céu aberto do Brasil. O parque de 1000m2 é uma instituição privada sem fiz lucrativos e reproduz em réplicas arquitetônicas o estilo da vida do colono naquela região do início do século XX.

Card com três fotos: da direita para esquerda a plantação de lavanda florida em seus tons de azul ao lilás, no centro uma xícara de café holandês coberto por um biscoito, tipo waffler, duro e redondo. À esquerda um doce de massa folhada, creme holandes, morango e nata.
 

Em qualquer ponto é possível sentir o aroma dos queijos Gouda e das famosas Tortas Holandesas enquanto os olhos passeiam por entre a arquitetura e canais reproduzidos no parque. O guia Ramon Sinhuri faz uma ampla explicação sobre o funcionamento dos moinhos para evitar o alagamento daquelas terras abaixo do nível do mar.

Entre tantos, há também, uma réplica do Moinho Woldzigt, que está na Província de Drenthe, na Holanda, região de origem da maioria dos imigrantes de Castrolanda.

Continuando o passeio pelo interior de Carambeí visite o Vilarejo Holandês, a Het Dorp e sua famosa plantação de lavandas. Sentir-se no centro deste cenário é se transportar para os sonhos e encantamentos dos filmes e livros que sempre nos parece tão longínquos.

Num dos folderes de propaganda está escrito "Você não precisa ir tão longe para conhecer Diferentes Culturas". Esta é uma mensagem que tenho conversado bastante nos grupos de amigos e de viagens. Os novos tempos ensinam que há muitos passeios ricos culturalmente, de grande beleza ao nosso redor e de fácil acesso.

 

Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?  

 

*Passeio realizado com empresa Bel Turismo, acompanhado por Heloisa S Correa.


Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um passeio maravilhoso, pq além das visitações, da oportunidade de novos conhecimentos, nossas risadas “encheram” minha alma.