quinta-feira, 20 de outubro de 2022

PORTO MURTINHO (MS) - Da pesca aos grandes monumentos.

Legenda da foto #PraCegoVer - Card com quatro fotos. À esquerda do lado esquerdo foto feita no Selfie Point, escrito Porto Murtinho ao lado de um coração nas cores verde amarelo e branco, ao fundo o pôr do sol e o rio Paraguai. Do lado direito foto panorâmica do rio Paraguai, pôr do sol, um Barco Hotel, ao fundo a Isla Margaritha. Embaixo à esquerda, eu do lado paraguaio, na escadaria da Loja Santa Helena de frente para o rio mostrando o Brasil na outra margem

Imagem de vídeos pelo Youtube clicar no link https://youtu.be/n0cgC-lGubM

Uma cidade de apenas 17.000 habitantes, situada na região Centro-Oeste, no Estado do Mato Grosso do Sul.  O título de "a guardiã do Rio Paraguai" vem da localização às margens daquele rio. Tal posição lhe confere algumas particularidades próprias. 

Em alguns momentos tive a sensação de que a quantidade de barcos de alumínio que trafegam por ali é maior do que a de carros que circulam nas ruas. Esses pequenos barcos são usados como único meio de transporte no cotidiano de quem vai e volta de Isla Margaritha (PY) e Porto Murtinho (BR).

Por outro lado a cidade brasileira é bastante movimentada de carros de grande porte, tipo caminhonetes, que vem e vão das muitas fazendas do interior do município. Estes se misturam com as bicicletas de cestinha na frente usadas pelos habitantes do centro para irem ao supermercado ou levar filhos na escola.

Card com três fotos: No alto à esquerda o Monumento Aguatero (um jumento, uma carroça, um tambor, um latão e o aguatero, pessoa que vendia água). Do lado esquerdo pequenos barcos de alumínios ancorados na margem do rio Paraguai. Embaixo no lado esquerda uma cuia representando o Monumento do Tereré.
 

A cidade é pacata e vive a expectativa de um futuro próspero que começa a ser desenhado com a construção da ponte da Rota Bioceânica. Enquanto isso a população vive a tranquilidade de cidade do interior.

Das particularidades de Porto Murtinho, a que mais me chamou a atenção foi a quantidade de monumentos espalhados nos canteiro das avenidas e nas praças centrais. Uma maneira de mostrar a história de forma lúdica, visível e de fácil acesso a todos que transitam pelas ruas. Eles contam, através das imagens, a trajetória do povo murtinhense que construiu a cidade.

 

Card com três foto: No alto à esquerda Praça Kadiwéu, um índio Kadiwéu montado num cavalo, à direita Monumento Touro Candil, manifestação folclórica da região de fronteira e o Monumento ao Lenhador.
 

O título de "Paraíso da pesca Esportiva" não é por acaso e segue leis e regras. Este é um segmento do turismo já consolidado no município de Porto Murtinho. Para maior informação acesse o link A pescaria dos Sonhos.

Outra curiosidade própria para atender esta população pescadora é a grande quantidade de Hotéis e Pousadas. Porém o mais interessante, e diferente, para os menos informados que chegam e que desconhecem a fama da cidade no turismo da pesca, são os Barcos Hotéis ancorados no porto. 

Card com duas foto: Barcos Hotel ancorados no rio Paraguai, pôr do sol, ao fundo o Paraguai.

Assim o que se vê ao longo da orla já no primeiro passeio são eles. Brilham ancorados no porto como chamariz para essa clientela. O serviço contratado por grupos inclui hospedagem, pensão completa e guia de pesca. Com eles vão camareiros, cozinheiros exclusivos para servi-los por dias de diversão e prazer.

Em se tratando de fronteira com o Paraguai sempre há uma expectativa de compras em lojas de importados. Como opção há uma única loja. A Santa Helena que oferece produtos de vestuário, perfumaria, acessórios, bebidas, utensílios domésticos e naturalmente muito material de pesca. Diferente, neste caso, é o sino colocado na frente da porta. Acionado, o barqueiro vem ao seu encontro para levá-lo de volta ao Brasil.

Conversando com as pessoas locais, que estão sempre dispostas a dar qualquer informação, o Sr Márcio contou-me que "há muitas pessoas, sem precisar a quantidade, que moram em Isla Margharita" inclusive ele, que fez o meu transporte de barco até lá.  O barqueiro falou também que há o Barco Passageiro que faz o transporte, via rio, de pessoas até Assunção, três vezes por semana.

Card com três fotos: Acima à esquerda o interior da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Abaixo o Monumento ao Pescador , à direita fachada do restaurante Tembi'u he.

 

Acesse instagram @raquelsuperlinda

Crédito da Foto: Raquel Ramos.

 

Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante . Gostei das peculiaridades da cidade

Anônimo disse...

Obrigada pelo seu comentário.