quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Mulheres 60+ dirigem no Uruguai - Colônia do Sacramento

 

L
Descrição da foto #PraCegoVer: Card de fundo bege com seis fotos. Em cima da esquerda para a direita a Plaza del Toros, casa de parede de pedras, bougainville de flor rosa plantada na calçada de casa com paredes brancas.Em baixo jarra de clericot e pôr do sol no horizonte, foto minha na casa de esquina da Calle de los Suspiros e por último brindando na noite de revellion.

Enfim Colônia do Sacramento. E com ela muito clericot e pôr do sol. A cidade histórica declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, em 1995, é um destino para quem quer paz e tranquilidade. Uma paz sem perder a vibração em meio a muitas pessoas que transitam pelos recantos e caminham sobre calçamento de pedra.

Muitos indicadores de turismo recomendam passeio de um dia a Colônia do Sacramento. Eu, me arrisco, e sugiro que não cometam esse erro. Esta é uma cidade a ser visitada aos poucos, tal qual a degustação de um tannat. Devagar, observada a cada palmo, vistoriada em casa de pedra, a cada pé de bougainville ou hortênsia plantada sobre as calçadas. Uma cidade para ser apreciada tanto de dia quanto de noite. Cada horário com seus encantos.

Sem fogos de artifício mas com muitas luzes coloridas nos restaurantes e avarandados, Colônia foi a escolhida para o nosso alegre Revellion 2022/2023. Com bares espalhados por toda da cidade, alguns a beira do Rio da Prata, mesas sob o céu estrelado lotados de casais enamorados, fazem deste lugar uma grande opção para as festas de Ano Novo.

O que não falta para enriquecer o passeio são os pontos turísticos. Calle de los Suspiros é um deles. A rua é uma das mais antigas da cidade com sua histórias e lendas. Eu preferi acatar aquela relacionada aos prazeres do sexo. Diz-se que no local havia casas de prostituição e os suspiros seriam das moças durante o trabalho. Mas há quem assegure ser dos moços que suspiravam pelas mulheres enquanto passavam pela rua.

A verdade é que a maior atração da cidade é se sentir em harmonia com a beleza da arquitetura colonial espanhola e portuguesa passeando pelo centro histórico dos séculos XVII e XVIII.  E entre o novo e o antigo a travessia pela rua da Flores é outro destaque.


Descrição da Foto #PraCegoVer. Card de fundo bege com seis fotos. Da esquerda para direita, em cima, rua com calçamento de pedra, entrada do restaurante Charco com parede de pedra, garrafa do vinho Blue - H.Stagnari. Embaixo: hortênsias plantadas nas calçadas, vista de restaurante com luzes amarelas e mesas na rua e foto do pôr do sol

A rua das Flores, a principal de Colônia, é contornada por plátanos a formar um túnel arborizado. Dentro dele se tem uma sensação de frescor natural para a elevada temperatura de verão. Transitando por essa rua você encontra diversas opções de lazer, comércio em geral e tem nos seus extremos de um lado o centro histórico e no outro a parte nova da cidade.

Um ponto turístico recente, não pela sua existência, mas sim, pela sua reinauguração é a Plaza del Toros Real de San Carlos. A única arena de touros existente no Uruguai foi revitalizada para ser um centro de eventos culturais e esportivo, museu, salão de convenções, após 111 anos da sua primeira inauguração.

Sabe aquela expressão: isso você só vê aqui? Assim é Colônia do Sacramento. Para onde quer que olhe você encontrará algo especial e próprio desta pequena grande cidade.

 

Acesse instagram @raquelsuperlinda

 
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?