domingo, 21 de agosto de 2011

Pai Nosso Que Estás No Céu ...


... continue sempre nos ajudando a resolver nossos problemas

Eu tenho um problema. 

Não gosto de ler, não gosto de ler principalmente livros, problema que se agrava, sendo filha de quem sou (*) e  que sempre me disse:  Tem de ler, ler, ler e ler. 

As pessoas podem pensar que ela não me incentivou à leitura na infância ou simplesmente, que não herdei essa qualidade da minha mãe. "Coitadjinha" da minha mãe, levou a culpa de tudo.

Sempre tentei compreender o porquê. 

Pensei ter resolvido o assunto quando encontrei uma  explicação baseada na minha profissão.  

Tenho um "vício de leitura", se isso não existe, assim como existe o "vício de linguagem" na gramática da Língua Portuguesa, eu criei um agora, porque é o que eu tenho.  

Para que eu execute corretamente meu trabalho, tenho que ler  as primeiras linhas, algumas no meio, e as (+ou-) dez últimas linhas, mesmo que o documento que esteja na minha mão, tenha 5 ou 100 páginas. Só preciso das informações encontradas nas linhas que já citei. 

E através do esforço repetitivo de ler o começo, o meio e o fim, eu adquiri o péssimo hábito de não ter paciência para ler os autores que se detém em intermináveis descrições e detalhes. 

Sempre tive mais simpatia por leituras rápidas de jornais e revistas. 

Fazer trabalhos na faculdade, onde tínhamos que resumir textos….era o meu forte.

Quando conheci o Twitter, o Facebook e o Blog, encontrei uma  leitura rápida com a informação completa. PERFEITO. 

Minha afinidade foi imediata com esta linguagem. 

Realização mesmo veio quando  na VEJA  n° 2229 de 10 de agosto de 2011 li que foi lançado (ainda em inglês) um manual para tweets "Microestilo: A Arte de Escrever Pequeno" de Christopher Johnson, que, segundo a revista, é um seríssimo manual de estilo para quem quer se aprimorar na comunicação com um mundo em que qualquer mensagem além de 140 caracteres parece um livro. 

Fiquei interessadíssima, descobri que a minha leitura ideal existe, quero ler e estudar o livro, chego à conclusão de  que  não tenho nenhum  "vicio de leitura", muito menos um problema do qual devo me envergonhar ou me corrigir. 

Seria pedantismo demais dizer que estou anos à frente no mundo da moderna linguagem de  leitura rápida e só agora alguém resolveu escrever e publicar sobre este assunto? risos.

Obrigada Senhor, por me ajudar a resolver mais este meu problema!



Nota * http://milaramos.com/site/

4 comentários:

Helio disse...

Muito legal Raquel. Adorei o texto.

lua alessi disse...

gostar de livros, de histórias em livros eu acredito que é um exercício de ser capaz de viajar nas histórias alheias ...é ter capacidade de sofrer com eles, de entender seus vícios, de perceber suas fraquezas, de se encantar com seus amores. É preciso espaço no coração do leitor pra ser capaz de assimilar muitas outras vidas além da sua, sem um sentido prático disso; não se vai fazer um trabalho, não se vai resolver um problema, não se vai interferir naquilo. É simplesmente ser capaz de deixar de ser quem se é, pra vivenciar quem se lê.
Muita gente não curte. Assim como muita gente hoje em dia lê trocentos livros porque fazer resenhas virou moda, pra alguns até trabalho ou apenas uma forma de fazer parte da blogosfera literária.
Alguns acham chique.
Alguns acham chato.
Alguns só leem.

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
O meu problema com livros é que, se eles não forem bons, eu me disperso e vou para outro mundo. Quando isso começa a se repetir com o mesmo livro, coloco-o do lado.
Talvez você esteja à frente. Tiro pelo meu filho que sempre cresceu rodeado de livros, super incentive e... a leitura dele é dinâmica e parece que aprende por osmose.
Talvez seja o seu temperamento, a sua agitação interna que não deixa a concentração se instalar! Mesmo assim, pelo modo como escreve, vê-se que lê bastante, mesmo que não ache... rs.

Sonhos melodias disse...

Raquel não importa a maneira de se ler. O importante é ler e você encontrou sua forma. É isso que vale! Sendo bibliotecária sempre estou cercada por muitos livros e gosto de ler. Mas não é todo livro que me prende não. E acho que é bem comum isso a todos. Adorei passar por aqui e conhecer seu espaço. Lindona na foto heim? Estarei sempre por aqui r aproveito para te convidar a conhecer meus espaços.
http://sonhosmelodias.blogspot.com.br/
http://sacudindoasideias.wordpress.com/
http://coletivoclaraboia.wordpress.com/
Abraço,