segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Assunto de Blogueiro





                                               Foto com montagem de outras fotos já publicadas no blog ou no perfil.


RESPONDENDO COMENTÁRIOS NO BLOG



Sem dúvida o maior prazer de um(a) blogueiro(a) é ver seu post comentado ou recomendado.

Da mesma forma quando você é citado num post. "Sê Chique... Comente".


Responder aos comentários é o mínimo que devemos fazer para agradecer. 

Tarefa que qualquer blogueiro também sabe que muitas vezes é impossível.

Queremos ser comentados, mas nunca temos tempo de responder os comentários. ISSO NÃO PODE.


Na maioria das vezes, opto por dar uma só resposta, citando os nomes das pessoas que fizeram os comentários, como uma forma de, caso elas voltem a entrar no blog vejam que eu li seus comentários.

Mas ainda prefiro retribuir a visita, indo ao blog de quem fez o comentário, quando este é blogueiro, naturalmente. 

Se não de imediato à visita, mas certamente darei o retorno.

Lá deixo meu comentário como forma de retribuição e agradecimento.

O que vocês pensam disso?




11 comentários:

  1. concordo - tbem procuro retribuir a visita ou responder quando é necessário!

    ResponderExcluir
  2. Ainda que sem um blog, mas pelo face, também retribuo às visitas, em especial quando compartilham e/ou opinam...algumas poucas vezes, quando aqui já é muito tarde, deixo a resposta para o dia seguinte, mas retorno. Acho de bon ton teu leitor saber que a opiniao dele é importante, mesmo que contrária à tua idéia. Acho que este é o verdadeiro objetivo desta forma de comunicacao...

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, a reciprocidade é o que mantém qualquer relacionamento. Quem bloga sabe da responsabilidade de alimentar seu blog,pesquisar assuntos de interesse e dar retorno para aqueles que o prestigiam com o seu tempo lendo e comentando seus textos e fotos. Bjim!

    ResponderExcluir
  4. Olha, é impossível, pelo menos pra mim, responder os comentários. Já tentei, mas tem dias que não dá.
    Tbm retribuo com visitas ao blog da pessoa. É uma forma de agradecer a visita e também ler o blog que com certeza foi escrito com muito carinho.
    Mesmo que demore, também retribuo, de uma forma ou de outra.
    E muitas vezes (hoje tô podendo fazer isso, porque estou menos atarefada), vou aos blogs que seguem.

    É isso!
    E tanta gente bacana, tanto blog bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel!
    No passado, eu não respondia os comentários, pois o sistema não era bom para isso. Não tinha a opção "responder" e quem comentava achava dificuldade em encontrar a resposta. Hoje tento responder na medida que posso. Em geral, recebo o comentário no celular e não gosto de responder por lá. Espero estar em casa para fazê-lo pois do trabalho também não dá. Então demoro um pouquinho para responder, mas sempre respondo. Quando é algo muito importante, procuro responder na página da pessoa ou por e-mail.
    Acho o fim da picada blogueiros que organizam as "Blogagens coletivas" e não visitam os participantes. Quem organiza tem que se prontificar a isso, ou não faz blogagens. Outra coisa é listar manualmente, pois quem faz o post não usa outros mecanismos que não o manual para linkar o organizador. Sou chata quanto à isso, pois tem uma vertente de blogueiros que organizam blogagens apenas em prol de se posicionar perante o google. Quer dizer, ele recebe link e quem participa não?
    Quanto a comentar no post em que foi citado, o blogueiro tem que avisar que fez uma referência. Senão, como advinhar? Se mesmo assim, ele não apareceu ao menos para agradecer, corto do meu círculo e das redes. Sou chata, porque gosto de conviver com gente educada.
    Creio que quem bloga, bloga por que quer. Então que se disponha a fazer a coisa certa.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se mesmo assim, ele não apareceu ao menos para agradecer, corto do meu círculo e das redes"

      Olha, vou ser mais chata ainda nessa questão...

      Se a pessoa comenta no meu blog e me corta dos seus círculos porque eu não apareci pra agradecer é só uma prova de que na verdade ela só queria aumentar a visitação no dela e não necessariamente estava interessada no meu post.

      E como blogueira eu quero ser lida pelo que tenho a dizer, quero compartilhar uma opinião e espero que ela desperte o interesse, curiosidade ou vontade do leitor em se pronunciar sobre ela, não necessariamente sobre o que eu penso, mas sobre o que ele pensa sobre o mesmo...
      essa coisa da pessoa participar pra fazer laços sociais eu acho que é coisa do facebook onde a gente posta uma foto engraçada ou um link 'legal'.

      Excluir
  6. Oi, Raquel! Excelente post! Gosto de comentar e de ser respondida, apesar de saber que nem sempre dá para a amiga blogueira fazer isso em alguns posts muito comentados! Mas é educado responder sim! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço blogueiros que são mega contra responder aos comentários por 'n' razões.

    Eu costumava responder tudo quanto era comentário no blog, mas eu tenho um péssimo hábito de não ficar só no 'obrigada...' 'é, verdade, vc tem razão'... 'é mesmo...' ou seja, a resposta simplesmente educada em agradecimento a quem comentou. Eu praticamente 'batia papo' rs

    Hoje eu normalmente 'respondo' se a pessoa faz alguma pergunta ou um comentário que desenvolve o post e eu vejo que posso complementar, mas se for um comentário que não precisa desenvolver ou é só visita de cortesia eu não tenho respondido não...

    E hoje sou desencanada com isso, prefiro pensar (que é o que eu penso quando comento no blog alheio) que a pessoa comenta no post porque leu o texto e teve vontade de dar sua opinião sobre o tema e não necessariamente comenta só pra ser fofa e vai esperar que a blogueira vá 'responder' só pra agradecer a visita.

    ResponderExcluir
  8. Helo, Silvia, Marcia, Clara, Luma, Luallessi e Ana, Obrigada pelos comentários. bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho a impressão, não sou blogueiro, mas acompanho alguns, de que fica muito estranho para quem comenta quando não há o retorno do blogueiro. Eu particularmante acompanho seu blog e sei que vc recebe muitos comentários e provavelmente fica difícil responder a todos. Abraços. Sigo seu blog para criar coragem de criar um sobre viagens, fotografia, cinema, livros,televisão, coisas de que gosto. Abraços.

    ResponderExcluir