quinta-feira, 27 de outubro de 2022

BONITO (MS) É VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO

Legenda da foto #PraCegoVer  Card de fundo verde e amarelo com três foto. Em cima à esquerda uma arara azul de peito amarelo e topete verde. Embaixo à esquerda portal gastronômico escrito "Sou mais Bonito"nas cores verde, amarelo, azul e branco. No fundo luzes da cidade no entardecer. À direita, eu com a camiseta do blog na cor azul marinho escrito www.superlinda.com, boné amarelo e verde escrito Brasil na lateral. No fundo cachoeira Sinhozinho

 

Para imagens de vídeo click no link https://www.youtube.com/watch?v=FrvNkIctKyA

 

Bonito é verdadeiramente Brasil. Ela tem naturalmente as cores verde, amarelo, azul e branco. Cumpre todas as promessas ditas nas propagandas: muitos rios, cachoeiras, araras, peixes, matas e natureza preservada.

Uma cidade tranquila, com mais agência de turismo do que muita cidade grande. Prova incontestável da força do turismo e do serviço que presta aos turistas, porque você paga, para essas agências, absolutamente TUDO o que você usa na cidade. Errado, não está. O turismo de qualidade tem preço. 

Mas achei interessante saber que no chamado Balneário Municipal o morador da cidade tem acesso livre. Sobre o Balneário este foi um dos passeios que eu tinha mais interesse em conhecer. Não conhecia essa definição para denominar uma cidade banhada por rios. Para quem mora no litoral, Balneário é uma cidade que tem mar ou conforme diz a definição "Balneário é um conjunto de praias de um determinado município litorâneo".

Card de fundo verde amarelo com duas fotos. Em cima a fachada do restaurante Casa do João. Porta principal com luzes vinda do interior e desenho de uma pequena casa amarela com chaminé como logo da marca. Embaixo o Balneário Municipal. Pessoas sentadas no calçadão, tipo arquibancada, de cinco degraus, de pedra à margem do rio Formoso muitas árvores do lado oposto da margem.
  
 

Enfim, penso que devemos rever este conceito e considerar Balneário como um local de banho de águas naturais. Bonito não é uma cidade Balneário, mas tem vários deles espalhados no município. Foi isto o que eu vi, e dos melhores. O lugar é como um grande jardim. Pessoas se banham em perfeita harmonia entre os peixes, descansam no enorme gramado rodeado por restaurantes e lanchonetes. 

No centro as atividades são mais direcionadas à gastronomia. Vários restaurantes estão localizados na rua principal e no centro gastronômico. Predominam as refeições à base de peixes de rio. Bons e bem servidos. Neste detalhe destaque para os restaurantes Casa do Pedro e Juanita. Diferente mesmo é o sorvete queimado. Um sorvete coberto com masrhmallow quente. Eu escolhi o da fruta de nome bocaiúva. Verdadeira delícia.

Card com fundo verde amarelo com três foto: Em cima à esquerda drink de laranja servido em taça com uma flor de girassol feita com rodela de limão. Embaixo o sorvete coberto com o marshmallow quente. Na direita o peixe pacu grelhado servido com brócolis, batata, arroz, arroz farofa, pirão, limão e pimenta.
 

Na praça central reina o Monumento Piraputangas - o peixe mais abundante nos rios de Bonito. Local de parada obrigatória para foto no selfie point "Eu Amo Bonito." Bem próximo dali está o Aquário Bonito, onde Jamilly Cheres fala com propriedade e simpatia de todos os habitantes aquáticos. Sem receio movimenta a água e faz a aproximação das arraias para que sejam tocadas com a mão.

Com exceção do Aquário todos os passeios de Bonito ficam fora da cidade. Distantes no mínimo 20 a 30 km, é necessário transporte, agendamento e pagamento do ticket de entrada. Tudo funciona muito bem e com guia de turismo local. Eu fiz três deles: 

- Estância Mimosa  Ecoturismo

Card fundo verde amarelo com três fotos: Em cima à esquerda o barco movido à energia solar, embaixo uma das cachoeiras do passeio e à esquerda grupo de pessoas no jeep de transporte.
 

Complexo de Trilha e Cachoeiras. Gastronomia Regional na Rodovia MS Km 18. Caminhadas, trechos estrada feito com jeep, passeio de barco movido à energia solar, muita escadaria, paradas para banho de cachoeira.

- Gruta do Lago Azul

Card de fundo verde e amarelo com duas fotos: em cima foto panorâmica da gruta mostrando a escadaria de 300 degraus. Predomina a cor cinza da pedra. Embaixo foto do lago de água azul.
Descoberta em 1924 por índios da região, a gruta é uma caverna com um lago no seu interior que adquire a cor azul sob os raios solares que penetram por suas aberturas de rara beleza. É necessário descer 300 degraus para ver tanta beleza.


- Buraco das Araras -

Card com duas fotos: à esquerda foto panorâmica do Buraco das Araras e à direita eu apareço de frente, sobre o deck de madeira para vista e fotos. Uso calça comprida e blusa escura e boné amarelo.

 

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadas 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Dolina é uma depressão circular que ocorre no relevo. O local naturalmente se transformou num habitat de araras.


Foto de @ricardofotografiabonitoms

 

Acesse instagram @raquelsuperlinda 

Crédito das Fotos: Raquel Ramos

 
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?


Nenhum comentário: