segunda-feira, 20 de março de 2023

Sr. Patrick's Day no Clover Pub em Joinville

Descrição da Foto #PraCegoVer - Card fundo amarelo claro com três fotos. No canto superior à esquerda foto noturna da fachada do Clover pub, construção de tijolinho à vista, esquadrias brancas e detalhes em verde. À esquerda eu usando a camiseta verde do evento ao lado da atendente com camiseta e chapéu verde. Embaixo os dois músicos, violão e percussionista,  que tocavam no bar.

Onde houver uma comunidade irlandesa, pessoas interessados na cultura ou que queiram se divertir, haverá comemoração no dia 17 de março, dia de St.Patrick's. Uma das tradições mais conhecidas desta comemoração é vestir-se de verde, a cor símbolo da celebração. As pessoas usam camisetas, chapéus e até mesmo perucas verdes para entrar no clima da festa. 

A história de St. Patrick's remonta ao século XVII, quando o catolicismo foi reintroduzido na Irlanda, após séculos de dominação britânica e perseguição religiosa. São Patrício foi um missionário que ajudou a converter os irlandeses ao cristianismo e, desde então, se tornou um símbolo da identidade irlandesa e da fé católica. Os irlandeses dizem que St.Patrick usava trevos para explicar a Santíssima Trindade – Deus, Filho e o Espírito Santo, nas igrejas, escolas e mosteiros. Daí o uso do trevo como um símbolo da comemoração.

No Brasil, as comemorações do Dia de São Patrício são relativamente recentes, tendo ganhado popularidade nas últimas décadas. Entre as tradições do St. Patrick's Day a cerveja verde é uma das mais populares entre os brasileiros. Vários bares e pubs servem cerveja tingida com corante alimentício verde em homenagem à celebração.

Descrição da Foto #PraCegoVer - Card em fundo de cor verde escrito em forma marca d'água St Pratrick's Day, com cinco fotos das moças e rapazes que trabalham no Clover Pub usando camiseta verde com estampa de St Patrick. À esquerda no canto superior eu apareço segurando um chopp verde e usando a mesma camiseta do evento.
 

Em Joinville, o blog SuperLinda foi no Clover Pub - @cloverpub, para conhecer essa tradição e viu muito mais do que esperava. Gente alegre, divertida, comida boa, música de @danilocezarmúsico, decoração temática, atendimento impecável, e como não podia faltar o tal Chopp Verde. 

Em síntese o St. Patrick's Day é uma festividade de origem irlandesa que ganhou popularidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. Comemoração da cultura, tradições, de conexão com pessoas de diferentes origens que enriquece nossas vidas. Uma boa e bem humorada ideia de que os santos, nos céus, também fazem muita festa.

 

Acesse instagram @raquelsuperlinda

Fotos: arquivo particular de Raquel Ramos

Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

 

Nenhum comentário: