domingo, 17 de julho de 2011

O Filme RIO ou a Alegoria Nacional




Rio ou Alegoria Nacional

Depois de um almoço de domingo em casa, nada melhor do que assistir um filminho com os participantes da mesa incluindo a minha mãe que é sempre a mais animada para este tipo de sobremesa.

Hoje eu tinha o ''RIO" e fomos assistir. 

É encantador…as cores, as músicas, os personagens bonecos que parecem humanos, até a cacatua do mau é linda. 

Uma bela propaganda para um país que sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Se eu fosse uma gringa lááá da Conchichina (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cochinchina) e estivesse assistindo este filme, sairia imediatamente para comprar o meu pacote de viagem para estes eventos esportivos e conhecer este Brasil maravilhoso. 

O filme mostra as mazelas dos traficantes de aves tropicais do Brasil de forma romanceada onde o bem vence o mau e as favelas fazem parte da cultura e não da condição social de cada um.

Este filme levou os meus pensamentos aos tempos de aluna do Colégio Santos Anjos, quando ensaiávamos o "jogral" comemorativo à semana da pátria declamando em alto e bom tom: ALEGORIA NACIONAL "Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza…" enquanto isso o pau comia solto no Dops  e Médici era o Presidente da República.


Um comentário:

Helio de Aquino disse...

Excelente comentário Raquel Parabéns.