domingo, 18 de agosto de 2019

Exposição de foto A Natureza da Viagem - Chrystian Ilg


#pracegover Folder de divulgação da exposição Fotográfica. Mostra a foto de um pôr do sol da praia de Miaimi Beach - EU. Na parte de baixo fundo marrom claro, escrito com letras brancas as informações da exposição, Nome A Natureza da Viagem. 03/08 - Restaurante Hübener - Rod SC 418 - Km 8 Joinville - Brasil - Curadoria de Eloah Acauan.


A exposição de Chrystian Ilg reune uma coletânia de fotos, de 2014 até hoje, com o título A Natureza da Viagem, está aberta à visitação pública no Restaurante Hübener em Joinville. Chrys é um apaixonado por fotos de animais e natureza. Trouxe esta experiência por incentivo e curadoria de Eloah Acuaun, professora e orientadora da Faculdade de Publicidade e Propaganda do Ielusc, onde ele se formou em 2017.

Mas, o fotógrafo acostumado a postar somente no perfil do Instagram, diz que sempre foi um desejo trazer suas fotos para o mundo além das mídias sociais. "O instagram é a minha galeria" diz ele, "porém, só quem tem acesso é quem me segue naquela rede social, expondo aqui, consigo alcançar um público não só de forma virtual".

Durante o último ano de faculdade e no decorrer de 2019, Chys e Eloah trabalharam de forma prática para a realização do projeto. Em uma volta pela exposição, ele mostra o espaçamento da margem, a opção pelo tamanho das molduras e especifica a escolha usada para impressão das fotos. O passeio entre as mesas do restaurante chama a atenção de visitantes interessados que pedem explicações.

Antes, de passar para a parte técnica, ele justifica suas escolhas: "O meu tipo de foto é cor e cores vivas. Fui atrás de uma impressão que refletisse o que eu registrei na natureza". Para alcançar este objetivo foi usada "tinta com pigmentação mineral Canon Lucia Pro, feita em papel canson – imaging Photo Satin 240 g", completa. 

O tema da exposição foi uma escolha de fotos feitas em viagens nos últimos anos. Junto com a Eloah "chegamos a esse título pegando o duplo sentido da Natureza com os registros de viagens". Ele gosta de fotografar, principalmente a natureza, bichos, pôr do sol, e dá ênfase ao prazer de fotografar cachoeiras. Mas diz que não só isso “se um banco de praça chamar a minha atenção eu também fotografo” e se sente sempre instigado a novos olhares.

Dizer qual é a foto que mais gosta na exposição é um dilema para Chrys. Depois de muita insistência confessa seu carinho especial pela foto do pôr do sol feita em Campo Alegre (SC). Essa foto é a mais antiga e foi uma feita no automático. "Eu ainda não dominava a técnica, exposição, abertura, simplesmente puxei o zoom e aconteceu”.

Para Chrys, a fotografia exige técnica:  "você tem que dominar o equipamento e o olhar para o momento é primordial". Reconhece que muitas vezes se surpreende com fotos onde a expectativa foi maior do que o resultado, mas o contrário também acontece, como foi o caso da foto de Campo Alegre.

Fazer essa exposição no Restaurante Hübener tem um significado muito especial, relata: "Eu e a minha família frequentamos este lugar desde 2010, e a relação de amizade com a proprietária, Mirta Hübener, faz toda a diferença deste momento".  É possível sentir essa harmonia quando observamos as fotos de Chrys entre as que contam a história do restaurante.

Tanto quanto expor num local de visibilidade, este é um lugar que ele gosto de ir e completa: “Eu adoro essa comida, eu adoro esse passeio de casa até aqui entre a natureza da estrada, é lugar que tem tudo a ver comigo, Eu tenho uma relação afetiva com esse local".

As fotos ficarão em exposição por tempo indeterminado. E ele agora confessa que depois desta primeira experiência: "vejo tudo isso de outra maneira, cresceu minha vontade em fazer outras exposições".

Christan Ilg - Instagram @pics_by_chrys

Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual.
#pracegover A foto do pôr do sol em Campo Alegre com uma árvore de pinheiro em primeiro plano.
#pracegover Chrystian Ilg de lado, camiseta vermelha aponta o espaçamento usado de margem para o enquadramento da foto pendurada na parede de cor bege
#pracegover Foto de Chrystian parado em frente a três pessoas que pediam explicação sobre as duas fotos que estavam na parede sobre a mesa. No fundo janelas com meia cortinas de renda. 
#pracegover Foto do perfil do Instagram. Chys regula a máquina fotográfica sobre o tripé. Ele usa camiseta preta e ao fundo um rio de pedras.




#pracegover Parede de fotos antigas do Restaurante Hübener

2 comentários:

Helio disse...

Fantástico o trabalho dele

Raquel Ramos disse...

Oi. Helinho. Fotógrafo comentando fotografia é para ser realmente considerado. Obrigda.