quinta-feira, 6 de maio de 2021

Maio o mês da Flor de Laranjeira

Arte feita com metade do lado esquerdo de transparência branca com o nome do post.  Lado direito o pé de laranja com as flores brancas, ao fundo o céu azul. Em baixo, escrito o nome do blog em letras brancas. Foto de Raquel Ramos. Arte de Leticia Rieper.



A flor de laranjeira é a flor do pé de limão, da cidreira, ou, como o nome sugere, da laranja. Ela simboliza a pureza, a castidade, a inocência e a fertilidade. Por esses valores e, tradicionalmente, por florescer no mês de maio ela passou a representar as noivas.

Por este motivo se tornou bastante popular nos casamentos. Usada para decoração de eventos, desta natureza, e a representar o desejo de felicidade, amor eterno e fidelidade para o casal.

Também conhecida como flor de azahar, de origem árabe, e trazida por eles para a Europa,  há muitos benefícios associados à ela. Das pétalas da flor é extraído o óleo de néroli, essência para a água de colônia, desde o século XVII. 

Usado na aromaterapia, em produtos para o tratamento da ansiedade, da indigestão e como alternativa para problemas de insônia. Porém a literatura disponível sobre os efeitos terapêuticos, não dispensa o seu uso sem recomendação médica, especialmente por mulher grávidas.

Na culinária, 1/2 colher de chá de água-de-flor-de-laranjeira, e somente 1/2 colher, pode ser acrescentada ao azeite de oliva, sal e limão no tempero de salada. Se na confeitaria ou sobremesas ela realça sabores e aromas.

Além dos benefícios medicinais, ela possui também poder afrodisíaco. O perfume que exala desperta bons sentimentos e diminui a tristeza.



Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover.  Arte de Leticia Rieper.

- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     


Links pesquisados

Flores e seus significados 

Mundo boa forma




2 comentários:

Helio disse...

Muito interessante .

Raquel Ramos disse...

Oi Helinho, Sempre aprendemos algo novo. Grande abraço.