sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Tour de France e os 100 anos da Camisa Amarela

#PraCegoVer  Fundo do card feito com imagem do pelotão de ciclismo. Exposição das camisas da esquerda para a direita a amarela, branca de bolinhas vermelhas, a  verde e camisa branca. Acima das camisetas está escrito O Tour de France e os 100 anos da camisa amarela. Embaixo o nome do blog.

A CAMISA AMARELA do Tour de France é conferida ao ciclista que é o líder da classificação geral da competição por tempo. O mais rápido ciclista ganhará o direito vesti-la ao fim e será o grande vencedor do Tour. A importância deste título faz dela a mais ambicionada camisa da competição. 

Este o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do mundo. O Tour de France é cercado de tradição,  histórias e grandes nomes. A primeira corrida foi realizada em 1903 e só interrompida nos anos das Guerras Mundiais. A comemoração dos 100 anos da Camisa Amarela dá um  sentido maior para o evento e principalmente para o atleta vencedor deste ano.

Mas a competição não é apenas pela camisa amarela. Há outras de cores diferentes com disputadas acirradas no pedal. Se você está acompanhando o Tour, ou eventualmente assistiu alguma etapa de torneiro de ciclismo, já ouviu sobre as cores das camisas atribuídas a esse ou aquele competidor. Especificamente na Volta da França são:

CAMISA BRANCA COM BOLINHAS VERMELHAS – Indica o melhor ciclista nas etapas de montanha. É chamada a camisa do “rei da montanha” para os atletas denominados escaladores.

CAMISA VERDE – quem veste é o líder da classificação por pontos. Esta é uma especialidade dos sprinters. Em cada etapa há locais marcados como "chegadas intermediárias". Ao alcançar essas marcas, em primeiro lugar, o ciclista pontua e a soma deles dá o direito de vestir esta camisa.

CAMISA BRANCA - premia o ciclista mais rápido com menos de 26 anos com os mesmos critérios da camisa amarela.

O uso da camisa de cor diferenciada possibilita a identificação do ciclista no Pelotão.  Nome dado ao grupo principal. Aquele aglomerado compacto de corredores que se desloca em conjunto.

A largada de 2021, do Tour de France, aconteceu em 28 de junho em Brest, na região da Bretranha. A chegada com todo o glamour que merece será em Paris, no dia 18 de julho, depois de 3417 km pedalados.

Um espetáculo único de beleza pelo colorido do pelotão em um cenário ora de campos verde, ora de montanhas brancas cobertas pela neve. Capacetes, luvas, sapatilhas brilham ao sol ou sob chuva. Velocidade, resistência, força sobre bicicletas pilotadas por habilidosos atletas de ponta fazem desta competição um grande espetáculo.


Nota: As cores das camisas dos líderes variam de país para país. Enquanto na volta da Espanha a camisa do vencedor é de cor vermelha, no Giro d'Itália o alvo é pela Camisa Rosa. O mesmo ocorre com as camisas das outras categorias.

 

Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover.  Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?      

Nenhum comentário: