sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Significado do Buquê Olímpico - Tókio 2020


Card de fundo escuro mostrando o amanhecer em Tóquio, os círculos coloridos marca das Olimpíadas, escrito em letras brancas na parte de cima "Você conhece o significado dos buquês que os atletas recebem nas Olimpíadas?". Na parta inferior o buquê na mão de uma atleta e o nome do blog.

Os buquês entregues aos medalhistas no momento da premiação são uma tradição em todos os Jogos Olímpicos. Porém, os do Japão têm um simbolismo especial. Eles são feitos de flores naturais colhidas das áreas atingidas pelo desastre nuclear de Fukushima e da região devastada pelo terremoto e tsunami em 2011.

Os elementos que formam o buquê Olímpico Tokio 2020 são: 

EUSTOMA - uma flor verde, de Fukushima.

GIRASSOL - vem de Miyagi, cidade conhecida pelo cultivo de rosas e representa a memória de quem foi afetado pela tragédia.

GENTIANS ou gencianas - uma pequena flor azul, cultivadas em Iwate, no litoral, região devastada pelas ondas gigantes.

ASPIDRITAS - de folhas verde-escuras, cultivadas em Tóquio escolhidas para representar a cidade -sede.

MIRAITOWA - a mascote. "Mirai" significa futuro e "towa" a eternidade. A mensagem do Japão para o mundo é a celebração do passado e do futuro.

As flores, o mascote, representam o renascimento japonês. Os produtos cultivados naquelas regiões têm o objetivo apoiar o desenvolvimento da economia local. Servem, também, como um símbolo de "gratidão ao povo do mundo por sua cooperação e gentileza", disse o presidente do Nippon Flower Council, Nobuo Isomura, no site oficial das Olimpíadas.


ASPIDRITAS - folhagem de cor verde

Eustoma - flor de cor verde


Gentians - flor de cor azul


Mascote inspirada na tecnologia, nos mangás e animes, nas cores azul, branco e preto.

Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover. Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     



2 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
Tudo que o japonês faz tem algum significado, os buquês não seriam diferentes. Muito bom saber e, se seguirmos o exemplo e pensarmos em dar significado à tudo o que fazemos, acho que não faremos coisas em vão :)
Beijus,

Raquel Ramos disse...

Acho até que damos mais valor a tudo que tem e sabemos o significado. Grande abraço, querida Luma.