quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Assisti ao filme O Amante de Lady Chatterley

Legenda da foto #PraCegoVer - Card de fundo bege com duas fotos. À direita poster de divulgação do filme O Amante de Lady Chatterley com os personagens Constance e Oliver abraçados como na cena do filme. À esquerda o livro com o mesmo título com capa de cor vermelha, letras e desenhos estilo arabescos em dourado. Na parte superior o título do post e embaixo o nome do blog em cor grafite.

Baseado no livro de David Herbert Lawrence o filme O Amante de Lady Chatterley é sensual, excitante, delicado, elegante e narra uma linda história de amor.

O enredo conta sobre o casamento, vida íntima e a personalidade de Clifford e Constance Chatterley.  Após o trauma sofrido na guerra este retorna paralisado da cintura para baixo. Em busca de um sentido para a vida Clifford se dedicada à carreira literária e negócios da família. O casal passa a viver em uma propriedade longe da cidade. Com a vida matrimonial cada vez mais desgastada, Constance se aproxima do guarda-caças Oliver Mellors.

Na contramão do que seria normal foi o filme que me levou ao livro. Quis entender o porquê de não ter lido na época do lançamento. Agora compreendo. Certamente o conteúdo não era adequado às adolescentes. Saber que o uso de "palavras inapropriadas", conforme sinopse, e descrições detalhadas dos encontros sexuais de Lady Chartteley e Oliver, foi motivo do livro ser banido em seu lançamento (1928) e só voltou a ser publicado em 1960, na Inglaterra, explica tudo.

Conhecer esses detalhes só fez despertar ainda mais o interesse pelo livro e a satisfação em encontrá-lo na livraria O Sebo, em Joinville, foi uma surpresa. Como se não bastasse, trata-se de exemplar da 1a edição de 1970 e sua ortografia anterior a reforma. Hoje, certamente minha pequena biblioteca está enriquecida com este que é considerado um marco na literatura como romance erótico.

 

Link da chamada no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=LoV5Coy8csc

 

Acesse instagram @raquelsuperlinda

 
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

Um comentário:

Anônimo disse...

Filme maravilhoso! E mal posso esperar para me aventurar na leitura desta obra.