terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Da cultura dos filminhos de Natal - O Quebra-Nozes

 

Legenda da foto #PraCegoVer - Card de fundo vermelho, com estrelas amarelas e bola de natal verde escrito o nome do post. Ao centro duas fotas: do lado esquerdo minha foto usando usando orelhas de rena vermelha, ao lado de uma árvore de natal e de dois quebra-nozes. À direita dois quebra-nozes um de roupa verde e o outro de roupa prateada. Ao fundo uma peça cerâmica com papai noel em um trenó.

A relação do quebra-nozes com o Natal está associada ao conto “O rei Quebra-Nozes e o pobre Reinhold”, de autoria de Heinrich Hoffmann em 1851. Esse conto relata a história de um menino enfermo que, em seus sonhos, é levado por um quebra-nozes a um mundo repleto de brinquedos. Ao acordar pela manhã, a criança encontra os brinquedos de seus sonhos junto ao pinheiro de Natal e recupera a saúde.

Históricamente os quebra-nozes são utensílios de abrir as cascas de amêndoas, originário da região de Erzebirge, na Alemanha. O objeto tornou-se um dos principais enfeites de Natal, quando na segunda metade do século 19 Whillhelm Friedrich Füchtner associou à produção baseado na ilustração do escrito de Hoffmamm.

O famoso conto remonta há dois séculos desde que a obra original foi apresentada. As muitas versões em formato de filmes, ballets, teatros, musicais abriram espaço para adaptações de acordo com a imaginação de cada produção. 

Apesar das muitas alterações na sua história o certo é que no Natal o soldadinho de madeira tem um lugar de destaque especial na decoração.


Acesse instagram @raquelsuperlinda

 
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

Fonte de Pesquisa www.dw.com

Revista Quebra-Nozes 



 

 

 









Nenhum comentário: