quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Hidromel - A bebida dos vikings - SKÁL


#PraCegoVer -  Arte sobre foto de divulgação da série Vikings com os personagens Ragnar ao centro, Rollo à esquerda, e Lagertha à direita. Do lado esquerdo na parte superior a garrafa de hidromel Valkiria usada no post. Na parte inferior, letras brancas, o título do post e o nome do blog.

O anúncio na porta da loja Manfré do Mercado Municipal, em Curitiba, dizia: “Recebemos Hidromel”. Para quem assistiu a série Vikings ou The Games of Thones a palavra hidromel é uma referência. Entrei, conferi e ao pesquisar sobre o assunto me dei conta de que é mais comum do que pensei, só não habitual entre nós.

Associada a cultura nórdica e era medieval ela era consumida em festas acompanhada de brindes das canecas ao som dos gritos de SKÁL, que significa saúde. O hidromel é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Um líquido fermentado a partir da transformação do açúcar presente no mel em álcool.

A bebida é feita de água, mel e leveduras. Pela semelhança com o processo de transformação da uva em vinho ela também é chamada “vinho de mel”.

A história desse “néctar dos deuses” vem acompanhada de lendas e mitos desde a antiguidade. Alguns relatos trazem notícias de sua origem na Índia e na Pérsia há mais de 8.000 anos.

Para os vikings esta era a bebida dos campeões. Outra versão conta que os recém-casados recebiam hidromel no casamento, se no período de um ano o casal viesse a ter o primeiro filho, a união era tida como abençoada pelos deuses. A origem do termo lua de mel é atribuída a este evento.

No site Hidromel Valkiria, fonte de pesquisa e fabricante do produto em Curitiba, há uma variedade deste produto. Para conhecer, escolhi o Valkiria Seco.

 

VALKIRIA SECO

11 % - Mel silvestre 10 a 12°C

Aliando tradição e tecnologia foi criado do Hidromel Valkiria. Trata-se de uma bebida produzida através do processo fer-mentativo do mel. O Hidromel Valkiria Seco é oriundo da fermentação completa do mel silvestre de florada mista. Apresenta aroma discreto de mel e notas frutadas. Maturação em garrafa por 6 meses.

Harmonização: carnes leves, saladas e pratos com pouca gordura”.

 

Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover. Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?   

 

Nenhum comentário: