terça-feira, 12 de outubro de 2021

Romaria e a prática da fé em N.Sra. Aparecida

#PraCegoVer. Card formado com quatro fotos acima a esquerda Joyce caminha por cima da grama ao lado da estrada, camiseta verde com imagem de N.S.Aparecida e na mão direita carrega uma imagem da Santa com manto branco. Lado direito, Joyce e Rosane deitadas no chão da calçada com o pé levantado para o alto apoiado no carro de cor vermelha. Embaixo, lado esquerdo três mulheres e dois homens do grupo de Joyce de camiseta lilás estampada com a Nossa Senhora, na foto direita, um grupo de peregrino andando à margem da estrada. Em cima do Card está escrito o nome do blog e embaixo o título do post.

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Dia em que milhares de peregrinos se dirigem até a Basílica para pagar promessas, fazer pedidos ou simplesmente por devoção e fé à Santa. Faço a essas pessoas também a minha homenagem com este post. Uma experiência, sem intenção, que tive a oportunidade de vivenciar por poucos minutos, mas que pude sentir a força destas pessoas. 

No trecho da Rodovia Presidente Dutra, próximo de São José dos Campos, ainda sem entender o que estava acontecendo, elas foram surgindo em pequenos grupos e cresciam a medida que os quilômetros eram percorridos. A princípio achei que estavam fazendo trilha em local inapropriado, pensei.

As imagens impressas nas camisetas deixaram claro que se tratava de peregrinos em direção a cidade de Aparecida do Norte, no Estado de Paulo. De dentro do carro fui tirando fotos e me admirando cada vez mais dessas pessoas. A FÉ é a palavra de ordem. 

Elas são aos milhares que encontram na romaria a forma de expressar a gratidão. Essa tradição criou grupos de apoio para atender as necessidades do fiéis por todo o trajeto e assim facilitar a jornada dos peregrinos. Nas margens da BR há tendas de atendimento médico, suprimento de alimentos e descanso.

Na parada de um posto de abastecimento, uma cena chamou a atenção. Qualquer lugar é lugar para descanso antes de reiniciar a caminhada. E ali, com as pernas para cima, encontrei e conversei rapidamente com Joyce Goes Raymundo, de Guarulhos: "estamos aqui por fé" disse ela. 

No Instagram @jojogoes4 relata os momentos passados com os amigos, todos na foto de camiseta lilás,  Pedro Anacleto, Rosane Chene, Caio Cesar Gomes e Amariles "o nosso apoio" destacou.

Dois homens caminhando na romaria. Usam tênis, bermuda preta, camiseta azul estampada da Nossa Senhora, mochila e bastão auxiliar para caminhar.

Homem caminhando na lateral da estrada. Usa roupa comprida de cor preta e segura na mão direita bastão auxiliar.Foto do Instagram de @jojogoes4

Tenda de atendimento médico. Um homem e uma mulher de roupas brancas cuidam dos ferimentos do pé um homem sentado na maca. Todos de máscara. No fundo uma imagem de N.S.Aparecida. Foto do Instagram de @jojogoes4

Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover. Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     

 

2 comentários:

Unknown disse...

Eu acompanhei minha sobrinha e seus amigos na caminhada Joyce e amigos

Raquel Ramos disse...

Oi, Muito bom ler o teu comentário. Foi um prazer encontrar vocês na caminhada.