sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

PITAYA - A fruta do Dragão também é produzida na região de Joinville (SC)



Legenda #pracegover - card de fundo branco. No canto esquerdo foto da flor da pitaya de cor branca com miolo amarelo. À esquerda foto de Jaime Leandro no meio da plantação. Usa calça comprida com botas, blusa escura de manga comprida e chapéu. Embaixo à esquerda foto da plantação com os frutos rosados antes de serem colhidos. No canto esquerdo o título do post escrito em letra preta.
 

De beleza exótica ela já não é uma raridade nas gôndolas dos supermercados, frutarias ou feiras. Raridade é se deparar com uma plantação delas. A 40 km de Joinville, na Estrada Geral do Itapocú, saída 74, distante 500 metros da BR 101, está a propriedade de Jaime Leandro.

Inegavelmente o contraste do cáctus verde com o vermelho rosado da fruta madura toma proporções de rara beleza a medida que você se aproxima dele. O arbusto tem altura média de 1,5 m e cresce apoiado em estruturas de mourão de madeira, concreto ou tronco de árvore. Sobre essa estrutura há um suporte para o apoio dos brotos que nascem e se expandem. Uma imagem que lembra os tentáculos de um polvo.

Cada vez mais esta fruta de aparência peculiar atraí os consumidores e conquista o paladar dos brasileiros. Fato que promove o desenvolvimento deste mercado para produtores da região de Joinville e Araquari.  Jaime diz que "a cultura existe no Brasil há cerca de 20 anos e em sua propriedade há 3 anos".  

Enquanto percorre as fileiras da plantação, usando blusa de manga comprida, chapéu, botas e alicate de poda nas mãos, ele conversa com outros interessados que chegam para comprar mudas. Com entusiasmo explica que a pitaya pode ser consumida in natura, usada na culinária, doces e drinks.

Ele também é dono da loja "Rock Total" no centro de Joinville mas tem como objetivo se transferir definitivamente para este seu sítio de pitayas, aipins, maracujás e tanque de tilápias. Ao final do acesso de entrada um imenso pé de flamboyant faz sombra para quem chega e deseja tomar caldo de cana com pastel feito na hora.

Outro espetáculo à parte é a da floração. O processo ocorre três vezes ao ano. As flores se abrem somente à noite e em posição ereta. Maria Gorete Leandro, não se intimida em dizer que na região há muitas plantações, "inclusive bem maiores do que a nossa, mas nenhuma tão linda e bem cuidada como está".

Conhecida como dragon fruit ou fruta-do-dragão, a pitaia originária do continente americano se adaptou ao solo catarinense. Este é o segundo maior produtor do Brasil depois de São Paulo, conforme o site da Epagri.

Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual? 
Arte de Leticia Rieper.


 

Nenhum comentário: