quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Mulheres 60+ dirigem no Uruguai - Montevidéu

Card com três fotos em formato de tela de celular. Fundo azul céu escrito na parte de cima em letra branca o nome do post. Fotos de céu azul, da esquerda para direita: ônibus de turismo onde as quatro parceiras de viagem aparecem em primeiro plano. Ao meio, eu fazendo selfie na Rambla e ao lado esquerdo junto ao selfie point com o nome da capital Montevideo e vista panorâmica da rambla e o balneário do Rio da Prata.

Mais do que mostrar o pontos turísticos, tarifas de hotel, restaurantes, combustível, quero iniciar o post falando das minhas impressões sobre Montevidéu. Especialmente depois que um amigo jornalista, uruguaio, me disse: "Gostamos muito da rambla. Curtimos muito. Mas fiquei surpreso com a admiração, fascinação que você tem pela rambla". Ao que respondi: Não só eu, todos que a vêm se deslumbram.

Esta não é a primeira vez que visito Montevidéu e ainda acho impossível não me encantar quando avisto a rambla. É sempre impactante me deparar com a imensidão do rio da Prata transformado em balneário numa forma como, costumeiramente, só vemos de águas oceânicas. Praia mais 30km de rambla, juntas, são o maior cartão postal do Uruguai.

Ir para o Uruguai, chegar em Montevidéu, de imediato nossa mente processa que estamos na terra do bom vinho tannat, mas não só dele, e da carne de excelência. Sem falar no refrescante Clericot ou Medio y Medio (espumante e vinho branco) presente no cardápio de qualquer restaurante.


Cart de fundo azul céu com o nome do blog escrito em branco na parte superior. Quatro fotos, no formato tela de celular, da direita para a esquerda: legumes assados, interior do Mercado do Porto, taça com clericot e taça com vinho tinto tannat.
 

Nossos sensores são acionados com a mensagem de que estamos rodeados de gentilezas e cortesias quando lemos “Merendemos juntos em um ambiente cálido” na parede do Restaurante Recoleta. Parecem nos abraçar.

A cidade possui inúmeros bares, restaurantes e diversas atrações que podem ser feitas a pé, de carro ou de ônibus turístico. Um tour de Hop on Hop Off tornou-se indispensável para mim desde que eu fiz o primeiro. É a melhor forma de conhecer a cidade como um todo e depois selecionar em quais lugares você quer retornar para uma visita mais demorada. 

No caso de Montevidéu ele passa nos bairros considerados nobres como São Pocitos, Punta Carretas e Carrascos e suas belas ruas arborizadas, Estádio Centenário, praças, parques e monumentos. Leva até o Point Selfie no bairro de Pocitos na Rambla República del Peru e termina no Mercado do Porto.  Local de visita indispensável para quem quer dizer que já esteve em Montevidéu. 

Além do que, parar no Mercado não é apenas visitar um ponto turístico, mas conhecer a infinidade de opções de parrilla, o famoso churrasco uruguaio, a não mesmo procurada milanesa, as empanadas, as medialunas do café da manhã ou lanche. Degustações que fazem da estadia na capital uruguaia uma grande opção de prazer.

 

Entro e saio do Uruguai com vontade de voltar.

Esta foi a segunda etapa da viagem "Mulheres 60+ dirigem em viagens longas". De Pelotas (RS) a Montevidéu são cerca de 590 km via Chuí. Fiz uma certa pressão na escolha deste trajeto porque já conhecia de outras viagens. Considerando um trecho menor do que o do dia anterior nos permitiu sair um pouco mais tarde, depois do café da manhã no Hotel Alles Blau na cidade gaúcha.


O caminho a ser seguido é fácil e de boas estradas. Depois do Chuí é seguir pela ruta 9 até Montevidéu. Este trajeto percorre o Litoral passando pela entrada de praias como Punta del Diabo, Cabo Polônio, La Pedrera, Punta del Este, cada uma com beleza e características diferenciadas.

Viajar pelo Uruguai é tranquilo. Existe muitos trechos duplicados e mesmo em pista única você não se depara com o movimento de carros e caminhões das estradas brasileiras. Atravessar a fronteira também é fácil. Leve Carteira de Identidade ou Passaporte. A segunda opção te libera de preencher o formulário de entrada no país que deverá ser devolvido no retorno. O passaporte só necessita ser carimbado na entrada e na saída assim como o registro do carro.

No nosso caso, levamos comprovante de Vacina/Covid, porém não foi pedido para apresentar. A carta verde, documento do carro e do proprietário do carro são indispensáveis . Pagamos todos os pedágios nas praças de pedágio em moeda local. No retorno vimos que já estão exigindo que use um tag recarregável com o valor, a ser calculado, de acordo com a quantidade de praças que estiver no trajeto da sua viagem.


YouTube https://youtu.be/rf9UFwNZ5B0

Acesse instagram @raquelsuperlinda

 
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer. Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

 



Nenhum comentário: