San Gimgnano - Toscana - Itália - Foto de Raquel Ramos dos Anjos/2009 |
5* postagem da série
O texto ilustrativo foi tirado do link que esta anexo ao título "A história de San Gimignano".
A história de San Gimignano
![]() |
San Gimignano nasce mais ou menos por volta do século III a.C. como uma pequena vila etrusca, posicionada acima de uma colina que domina o alto de Val d'Elsa.
O verdadeiro desenvolvimento da cidade e da zona urbana inicia, no entanto, por volta do século X, período em que recebe o nome do santo Bispo de Módena (San Gimignano) que diz-se teria defendido a vila da ocupação de Átila. Durante a Idade Média, San Gimignano desfruta de um formidável desenvolvimento, graças ao comércio de ótimos produtos agrícolas (Açafrão e Vernaccia) favorecido pela Via Francigena que a atraversava de norte a sul e por numerosas "rotas do sal". Em 1199, no pico de seu esplendor econômico, a cidade obteve a própria independência dos Bispos de Volterra, aos quais se sujeitava, e se tornou uma Cidade para todos os efeitos.
Neste período San Gimignano se vangloria de obras de arte e maravilhosas formas arquitetônicas. Em 1300 a Cidade teve a honra de receber como embaixador da Liga Guelfa na Toscana o poeta Dante Alighieri. Os esplendor da cidade durou até 1348 quando, por causa da peste negra que infestou toda a Europa e da fome que se subseguiu, teve que sucumbir à Florença. San Gimignano descobriu um período de decadência e marginalidade para depois retornar prepotentemente à atenção mundial no século XIX.
Um comentário:
Raquel voce me surpreende a cada post no seu Blog, esta foto que voce fez ficou um escândalo, parabéns. E prá finalizar desejo a voce, ao Ricardo, ao Vinícius e ao Bernardo um maravilhoso e abençoado natal, um Reveillon espetacular e um 2013 repleto de novos posts, de novas viagens e fantásticas realizações. Um abraço do amigo Hélio de Aquino.
Postar um comentário