sexta-feira, 29 de março de 2013

Blogagem RETRÔ

Verdadeiramente uma blogagem Retrô.

Achados, garimpados e reaproveitados como objetos para decoração.




Mostruário de cores de tinta para pintura de parede.



Folder de propaganda de louça goyana



Folder de propaganda de fogões Continental.



Folder de propaganda de fogões Continental.




Todos já transformados nos "famosos quadrinhos da Raquel" e devidamente pendurados na parede.






*PS - Como vocês podem ler nos comentários, Gerson Lessa pediu-me informações sobre o quadro de "louça" Goyana. Estou transcrevendo os emails que recebi em resposta aos que enviei respondendo à ele, por dois motivos:

1- Fiquei muito surpresa e ao mesmo tempo muito lisonjeada à importância dada ao post. Agradeço à Gerson Lessa que autorizou a transcrição de seus email, isto valoriza ainda mais minha postagem. A sua opinião dá maior credibilidade ao meu Blog.

2- Para divulgação do trabalho de Gerson Lessa, caso mais alguém tenha material que possa ser útil.


1-
Olá, Raquel: Gostaria muito que vc pudesse me dar algumas informações. O que vc chama de folder da Goyana é realmente um folder ou é uma propaganda tirada de uma revista? Que revista seria esta (nome, data de publicação)? Como vc conseguiu essa peça? Vc teria outra? Tem interesse em vender o original ou um scan? Esse material é importante para o trabalho de pesquisa que faço; agradeço o máximo de informações que vc puder me dar. Obrigado! Gerson Lessa"



Respondi e recebi esta resposta:

2-
"Olá, Raquel:

Muito obrigado por sua gentileza. Vou lhe explicar em poucas palavras o meu assunto. Sou designer e estou fazendo um doutorado em design com o tema Goyana. Tenho uma coleção de objetos feitos de materiais plásticos, abrangendo desde o século XIX até os dias de hoje, e do mundo todo. Caso tenha interesse, dê uma olhada:

Os objetos Goyana são só uma parte desta coleção. Tenho MUITA coisa, incluindo as propagandas desde 1953 nas principais revistas. Esses objetos e propagandas são a base da minha tese. Estou sempre procurando novas fontes de informações, então achei a imagem no seu blog.
Nunca vi um folder destes, é com certeza muito raro e data da segunda metade da década de 1960. Eu chutaria, pelos objetos na foto, 1965/1966.

Seria de grande utilidade para mim se vc pudesse me fornecer um scan deste folder, uma vez que vc não quer vender (ai que dor). Só a foto já me trouxe uma série de informações importantes. Estou doido pra ver o outro lado. 

Vc poderia me vender os scans dele? Caso scanear seja difícil pra vc, fotos de alta resolução também serviriam. Gostaria de saber também as medidas do folder e saber um pouco sobre como e onde vc achou ele.

Agradeço qualquer coisa que vc puder fazer por mim."




Respondi informando os novos folders encontrados...

3-
"Cara Raquel:

Não sei o que dizer... vc caiu do céu!
Não consigo acreditar que estes folders sequer existem. A quantidade de informações que vou conseguir tirar deles é de dar dor de cabeça. Eles esclarecem e são prova material de uma grande quantidade de coisas que até agora eu só podia imaginar ou supor. Não tenho como te agradecer o suficiente. E vc encontrou MAIS folders ainda! Continue procurando!!!!!!

Mais uma vez obrigado pela atenção,

Gerson Lessa"





7 comentários:

  1. "Famosos quadrinhos da Raquel"... gostei da idéia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Etienne, mandei por email um link "Recuerdos de Viagem" onde explico o porque dos "famosos quadrinhos da Raquel". rs Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Raquel:
    Gostaria muito que vc pudesse me dar algumas informações. O que vc chama de folder da Goyana é realmente um folder ou é uma propaganda tirada de uma revista? Que revista seria esta (nome, data de publicação)? Como vc conseguiu essa peça? Vc teria outra? Tem interesse em vender o original ou um scan? Esse material é importante para o trabalho de pesquisa que faço; agradeço o máximo de informações que vc puder me dar. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson. Trata-se realmente de um folder, é original, tem frente e verso. Era de uma antiga loja que vendia este produto. Não tenho interesse em vender, mas posso lhe dar todas as informações que desejar.
      Tentei encontrar seu email para uma informação mais completa, mas não consegui, se você quizer pode enviar-me um email para raquel@superlinda.com. Um abraço.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Ok, Raquel! Vou te mandar um mail.

      Excluir
  4. Raquel,
    o barracao pode nao ter muito valor, mas com essas "obras de arte" nas paredes, vale mais que o Funil inteiro...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Raquel:

    Acho que estamos tendo um problema com os mails, parece que vc não está recebendo as minhas respostas... isso tem acontecido com alguns alunos meus também. Recebi seus dois últimos mails e dei várias respostas, mas acho que vc não deve ter recebido. Me diga se é isto mesmo, ok?

    Obrigado!

    Gerson Lessa

    ResponderExcluir