quinta-feira, 14 de março de 2013

Qual a Importância de Um Papa ?



Pergunta: Qual a importância de um Papa?

Resposta: Para os brasileiros, depende... Depende da nacionalidade dele.


Ontem, acompanhei pelo twitter e pela televisão a eleição do Papa e o meu "achismo", analisou alguns aspectos.

Católicos ou não, não havia quem não estive prestando atenção no assunto.

No trabalho (o assunto merecia) quando li no twitter e falei aos que estavam ao meu lado, que o papa havia sido eleito, todos pediram para ligar a televisão. O aparelho que temos, é pequeno, imagem ruim, com o som chiado parecendo aqueles rádios de antigamente. Não importava, todos queriam ver o anúncio do novo Papa.

No twitter, dos comentários sérios analisando como seria o perfil do novo Papa, aos mais absurdos e de mau gosto possível, todos escreviam o que pensavam.

Sobre a importância ou não do Papa nas nossas vidas, era o que mais se comentava. Conclave, fumaça preta ou branca, escândalos do Vaticano, pedofilia eram assuntos virados em piadas.

Impressionante foi a importância que se transformou esta eleição Papal, no momento do anúncio, quando foi revelado a nacionalidade do novo Papa.

Em um minuto, o fato tomou um vulto de grandeza maior do que a própria vida. 

As pessoas a minha volta visivelmente decepcionadas demostrado em suas fisionomias. Impactante.

No twitter, pareciam alucinadas comentando e fazendo relação com Maradona e Messi, parecendo doberman, que, dizem ficam loucos porque o cérebro cresce mais do que a cabeça. 

Parecia algo imperdoável.

INDIGNAÇÃO,  esta é a palavra que define  a primeira reação do sentimento dos brasileiros, não, por não ter sido o eleito o brasileiro, mas porque o escolhido foi um argentino. 

A velha expressão de que "Deus é brasileiro" serviu de consolo e aos poucos apazigou os ânimos.

Habemus Papam e ele é o Papa Francisco.






Um comentário: