quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ministro Newton Trisotto


“O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Newton Trisoto, relator do julgamento que manteve preso homem apontado pela Polícia Federal (PF) como operador de Yousseff no exterior nesta terça-feira, disse que a corrupção brasileira é “uma das maiores vergonhas da humanidade”.  Link da imagem e da reportagem .


Para mim é uma honra poder dizer que trabalhei com o Ministro Newton Trisotto quando atuou como Juiz na Comarca de Joinville e como Corregedor Geral da Justiça-SC.Honra maior ainda, foi ter recebido convite pessoal dele, para participar da solenidade na Câmara de Vereadores, quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville.

Se nada disso bastasse, ouvir sempre que o encontro, comentários elogiosos ao meu pai, Gercy dos Anjos, que trabalhou como seu auxiliar de cartório no início de sua carreira de magistrado, desperta em mim ainda maior consideração. Razão pela qual hoje tomo a liberdade de chamar-lhe de amigo, sendo esta também a forma que ele próprio usa para referir-se a todos nós, seus antigos colaboradores do Fórum de Joinville.

Vê-lo hoje como Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e opinando com a indignação que a situação requer, sobre a corrupção na Petrobras, a mim  não causa nenhuma surpresa. Assim é o Dr Newton Trisotto. Uso o tratamento "Doutor" porque era assim que nos dirigíamos a ele.

Um homem formal, as vezes austero, com ar de soberania que impunha respeito e autoridade com o seu trabalho, sem ofender ou humilhar ninguém. Simplesmente com atitude e seriedade.

*em tempo: peço um espaço à parte para um pouco de descontração. "as vezes não, quase sempre austero". Sua presença nos corredores do Fórum, fazia reinar um absoluto silêncio pelos que por ali transitavam (risos).



2 comentários:

silvia helenice disse...

Bela homenagem, tanto a do Município quanto a tua. Certas pessoas deveriam ter laissez-passer para o céu. Viveram(e vivem) de tal forma, que nem precisariam passar por qualquer corte julgadora ao mudarem para a morada eterna. A humanidade e bondade sao parte de seus caracteres...

Luma Rosa disse...

Parabéns pela ilustre amizade, Raquel!
Pessoa admirável que vale a convivência.
:)
Beijus,