terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O SupeLinda pelo Mundo - VARANASI - ÍNDIA

                         

VARANASI às margens do rio Ganges é considerada a cidade mais sagrada do hinduísmo. 

Para os hindus, o Ganges é muito mais do que um rio, é uma divindade. Eles acreditam que banhar-se no Ganges promove a remissão dos pecados e facilita a libertação dos ciclos de reencarnação, de vida, de morte e de renascimento.

Toda a discussão a cerca do certo ou errado, sobre a comprovada poluição do rio é infíma diante da uma cultura milenar deste povo.

Na cerimônia que acontece todos os dias em agradecimento à Deusa Ganga (Rio Ganges), em Varanasi, Fátima Crisóstomo Moraes e Celeste Vieira amigos que fazem do #Superlinda também um blog de viagem, trouxeram estas imagens.

O blog (link) Viagens Culturais  explica mais sobre esta cerimônia e seus simbolismos.

"...um importante ritual  religioso Hindu de adoração, uma forma de puja (oferenda), no qual a luz de lamparinas (deepas) com pavios embebidos em ghee (manteiga purificada) ou a cânfora é  oferecida as águas do Ganges para mãe Ganga, nome pelo qual é chamado o Rio Ganges que os hindus consideram  uma divindade.(a Deusa Ganga).
O significado da cerimônia e sua essência é que  “deus” oferece a todos diariamente sua “Luz Divina” e o Aarti é um forma do hindu dizer obrigado pela luz recebida. Através desse ritual de amor e  devoção , realizado todos os dias  ao por do sol, eles demonstram sua gratidão à luz que a todos ilumina e purifica,  pensamento, espírito e corpo". 

                        

Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui   - Foto 1 - Fátima na cerimônia vestindo a camiseta do blog SuperLinda.  Foto 2 - Foto panorâmica da cerimônia à deusa Ganga. Foto 3 - Foto de Fátima com o Rio Ganges ao fundo.

Nenhum comentário: