domingo, 29 de janeiro de 2017

Ano Novo Chinês


Na cultura chinesa, a comemoração do ano novo é o mais importante dos feriados, conhecido também como o Festival da Primavera. Reza a tradição que as vésperas do dia do ano novo as famílias se reunam num jantar conhecido como "Chuxi"que quer dizer "véspera do ano que passa".

O ano novo chinês começa na noite de lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.  Diferente do calendário ocidental ele é comemorado a cada ano em datas diferentes e é regido tanto pelas fases da lua como a posição do sol.




A relação de cada ano com um animal, segundo a lenda, foi respeitando a ordem de chegada dos 12 bichos que se apresentaram, atendendo ao chamado de Buda antes de se despedir da terra, nesta ordem:  rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco.  Para os chineses o animal do ano do seu nascimento tem efetiva influencia em sua vida e explicam que "este é o animal que se esconde no seu coração". 

O calendário, o horóscopo e signos chineses tem origens mais antigas do que nossa concepção de tempo pode alcançar. Sua documentação cronológica  data de 2637 AC. Portanto, é preciso cautela para não incorrer em ditos especulativos diante de tão respeitada cultura. 

A literatura acessível ao conhecimento comum explica alguns do rituais nesses 15 dias de comemoração e tradições do Ano Novo Chinês..

Os costumes:

- ENVELOPES VERMELHOS - Tradicionalmente os envelopes vermelhos são dados pelas pessoas mais velhas aos mais jovens da família e também aos mais idosos do que eles, contendo valor (par) em dinheiro, durante a celebração do ano novo chinês.

- TROCA DE PRESENTES - Junto com os envelopes é habitual a troca de presentes em forma de comida, doce, frutas, tipicamente a laranja e nunca a pera.

- FOGOS DE ARTIFÍCIO -  Motivo de discussões causada pela poluição, a origem deste ato vem da China antiga, quando pólvoras eram colocadas no interior dos bambus para que a explosão provocada afastassem os maus espíritos.

- VESTUÁRIO -  O costume é usar roupas vermelhas e nova, a cor da sorte e da fortuna, além de espantar os espíritos malignos e a má sorte.

- RETRATOS DE FAMÍLIA - Devem ser feitas fotos na frente de casa ou no hall de entrada com o homem mais velho da família ao centro.


Clique no link do site Maria Helena Ponto de Equilíbrio, veja qual o animal de seu signo no Horóscopo Chinês e as previsões para 2017.

Links de consulta:
Câmara Brasil-China

Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui - Foto de um cartão nas cores vermelho e dourado, do seite freepik com o galo símbolo do ano novo chinês.

Nenhum comentário: