quinta-feira, 16 de março de 2017

Por dentro da Pinacoteca




O conceito de “pinacoteca” diz que esse é um local de exposição de coleção de quadros de diferentes épocas. A ideia é, desde a mais remota época de suas origens gregas, de que os objetos de arte são propriedades dos cidadãos e esses deveriam ter acesso para desfrutá-las. As pinacotecas costumam expor quadros de pintores nacionais e internacionais e geralmente mantêm o acervo permanente focado na arte nacional ou característica artística da região.

Um prédio construído entre 1887 e 1905, onde funcionaria o Liceu de Artes e Ofício, sedia hoje a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que abriga um rico acervo de obras acadêmicas do Modernismo brasileiro, arte contemporânea e obras do século XIX. Fazem parte da exposição permanente obras de Anita Malfatti, Almeida Junior e preciosidades como O Mestiço, de Candido Portinari.

O projeto do arquiteto Ramos de Azevedo não chegou a ser finalizado. Suas paredes de tijolo à vista, que poderiam ser um estilo arquitetônico, são resultado da construção não concluída. A visita do SuperLinda à Pinacoteca de São Paulo traz um olhar além das obras de arte que lá estão expostas.

A perfeita harmonia do seu interior, mesclando corredores pintados em linhas geométricas, salas espelhadas e arte interativa de peças cromadas, junto às antigas paredes sem reboco formam um conjunto à parte.

Por dentro da Pinacoteca um destaque para as paredes. A arte que não é arte. Ou é?







Nenhum comentário: