segunda-feira, 26 de março de 2018

Pronuncie: Ottokar Doerffel

Ottokar Doerffel

Diz que é de Joinville e não sabe pronunciar o nome de Ottokar Doerffel?

Este é um meme que viralizou nas redes sociais, fazendo a relação da cidade em a pessoa mora ou nasceu e desconhece algum fato ou local típico/característico. 

Se você se enquadrou entre os que não conseguem articular o nome alemão de quem foi prefeito de Joinville, numa época em que o cargo era ocupado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, saiba que é tão simples quanto dizer "Otocar Derfel".

Comemorando os 200 anos de nascimento, o SuperLinda faz de uma maneira bem humorada esta homenagen a Ottokar Doerfell, um nome que é a essência da vida cultural, política e social de Joinville.

Nascido na Alemanha, migrou para o Brasil em 1848 e se fez um autêntico joinvilense. Fundador do Kolonie-Zeitung, o segundo jornal em alemão da região sul, em 1862. Firmou a Cultur-Verein zu Dona Francisca (Sociedade de Cultura da Colônia Dona Francisca). Foi político, movimentou a economia, deu importância à vida social com a criação da Sociedade Harmonia Lyra, como é conhecida hoje, e participou do lançamento da pedra fundamental da construção da Igreja de Paz, da Comunidade Evangélica Luterana.

Parabéns Joinville, que teve um Ottokar Doerffel na sua história.


Um comentário:

silvia helenice disse...

Gostei da singela homenagem e informacao aos que nao sabiam...