sábado, 5 de maio de 2018

Os vários significados da Flor-de-lis

Flor-de-lis

Le muguet - lírio do vale. Na tradição francesa oferta-se essa flor em primeiro de maio para trazer sorte, afastar os maus espíritos e como símbolo de resistência.

Esta foi a mensagem que circulou incessantemente nas redes sociais, nesta primeira semana de maio, e que resultou numa pesquisa de significados diversos.

O lírio é a flor real representada na imagem da flor-de-lis uma figura heráldica associada à monarquia francesa.  Símbolo da prosperidade usada em seus brasões é a origem provável da relação que tem com o poder, a soberania, a lealdade e a honra.

À ela também é atribuída o significado da pureza, da brancura, da inocência, da limpeza do corpo e da alma. Na religião cristã, o símbolo da flor-de-lis é relacionado com Jesus Cristo, na passagem do Sermão da Montanha, na célebre frase “Olhai os lírios do campo...”.

Da mesma forma, há a lenda de que Vênus, a deusa romana do amor, sentia tanto ciúme da beleza da flor-de-lis que a enfeitiçou, marcando-a para sempre com uma tinta em seu pólen. Daí a dificuldade em remover a sua mancha quando ao toque em uma roupa.

Embora seja cultivada em várias cores, é na cor branca que ela é mais pura e aromática. De aroma doce, a fragrância da flor-de-lis é feminina e intensa tal qual as mulheres. Com tais características acumula, não só o significado da virgindade, mas o da tentação, das paixões e do erotismo. 

A flor se desenha com uma porção alongada chamada pistilo de tamanho saliente, que na botânica é denominada ovário, com aspecto fálico. Este último, um termo que remete a simbologia dada as representações de um pênis ereto. A relação não poderia ser outra senão as de significados relacionados à sexualidade e à carne.

Com tantos simbolismos, esta é uma flor a ser lembrada não só no dia 01 de maio.
Flor de lis

Flor-de-lis - figura heráldica

Nenhum comentário: