domingo, 2 de fevereiro de 2020

O poder da rosa


Roseiras com algumas flores em tons de rosa que não foram atacadas pelas formigas

Quem pode com as formigas? _ Só matando _ diriam os antigos. Hoje, são vários os registros na internet que ensinam como proteger as plantas dos ataques, sem dó, que as formigas fazem nos canteiros de árvores e flores.

Porém nenhuma sofre mais do que as belas roseiras. Em uma viagem a Mendoza, na Argentina, o guia turístico informou que o arbusto, da mais bela flor de nossos jardins, é usado para identificar a presença de formigas próximas aos canteiros de uva.

Com este objetivo, plantam mudas de roseiras ao longo dos vinhedos. Em caso de ataque, elas são detectadas pelo avanço feroz que fazem às roseiras, dando tempo de serem eliminadas antes de alcançarem a videira.

Na briga entre formigas e roseiras, um caso chamou a atenção de um morador que reside em Joinville. Contou-me que na calçada do prédio em que mora, há vários canteiros de rosas plantados dentro de tubos de cimento. 

Todos floriram, sendo que um deles foi atacado pelas temíveis formigas, definhando toda a planta. Um verdadeiro extermínio das rosas, das folhas, comeram o caule e carregaram até seus espinhos. 

Para onde levaram, para onde as formigas foram depois de destruir o vaso, ninguém sabe. Em se tratando de "canteiro de rua" na base do cada um se vira como pode, por milagre, as roseiras vizinhas não foram atacadas e se mantiveram vivas, lindas e felizes.

O surpreendente nesta história é que a roseira destruída sobreviveu. E sobreviveu de forma como seu predador jamais poderia imaginar. De repente, o meu amigo, dono desta história, se deparou com um arbusto mais viçoso, mais florido do que era antes, e agora mais bonito do que as suas parceiras da rua.

É milagre, é natural, ou é sobrevivência mesmo? 
Quantas vezes temos que ser destruídos para voltarmos mais fortes e belos? Que tenhamos todos a força e o poder das roseiras para recomeçar.

Roseira que florida após ataque das formigas.
Roseira florida em tons de rosa
Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual. #pracegover

2 comentários: