quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Crianças aprendem a arte de tecer tapetes na Oriental Carpet School - Sakkara no Egito.

Um homem e dois meninos sentados em frente ao tear olhando para trás. Eles tecem um tapete em que predomina a cor azul. Acima deles, presos numa corda, há quatorze novelos de fios de várias cores. Na parte superior do card de fundo bege está escrito, em letras escuras, crianças na arte de tecer tapetes. Na parte inferior está o nome SuperLinda.


Os tapetes egípcios estão entre as peças de decoração mais antigas da civilização. Desde os tempos dos faraós eles revestem os templos ocupados por reis e rainhas.  Há muitos séculos eles impõem a qualquer ambiente sofisticação e personalidade.

Ainda feitos artesanalmente esta arte milenar é tecida por mãos incrivelmente rápidas. Essas mesmas mãos habilidosas ensinam crianças a técnica de criar peças que são verdadeiras preciosidades.

Tudo isso acontece em escolas como a Escola de Tapetes Oriental, em Sakkara no Egito. Ela oferece educação escolar para crianças, o ofício especializado de tecelões e assim preservam a cultura egípcia. Uma obra de arte que começa pela criatividade de artistas que desenvolvem o projeto desenhado em uma simples folha de papel quadriculado e colorido com caneta hidrocor. 

O trabalho feito no tear confere à peça um valor especial e riqueza de detalhes. Muitos tapetes contam a história do país, retratam o cotidiano, as criaturas místicas e os deuses celebrados pelo povo. Uma cultura que transcende o tempo carregada de simbologia e beleza. 

 

*Vídeo feito no interior da Escola mostrando homens e crianças tecendo tapetes. 




Parte frontal da entrada da Escola de Tapete. Prédio de tijolos aparente cor amarelo claro. Na parte superior está escrito em árabe e inglês o nome da Escola. Nas laterais cerca viva de cor verde.

Criança sentada no tear, virado para trás, vestindo calça jeans e pulover preto e branco. Ele está borbando um tapete com predominância da cor amarela.

Homem sentado em uma cadeira vermelha em frente a uma mesa. Sobre esta,  uma folha de papel branco quadriculado com o desenho que vai servir de estampa para o tapete. Sobre o papel caneta hidrocor vermelha e preta. Aos fundos pessoas sentada em frente ao tear.

Homem de camisa listrada de cor clara, echarpe de cor vinho no pescoço, sentado no tear, tecendo um tapete estampa branca e preta.

Interior da loja da Escola com muitos tapetes expostos.


Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover.  Arte de Leticia Rieper.

- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     


2 comentários:

HELIO disse...

Realmente fantástico. Parabéns pela reportagem e nos mostrar essa arte milenar .

Raquel Ramos disse...

Oi, Helinho. É muito interessante a habilidade que demonstram ter.