quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Whisky a "água da vida".

 
Montagem de foto. Fundo imagem que lembra um copo de whisky com gelo. Sobre o card foto da garrafa de whisky Laphroaig, cor verde, selo bege com letras marrons escura.Ao lado direito, caixa da embalagem em cor verde e escritos em letras bege.Na frente copo transparente, glencairn, com uma dose de whisky.Em cima escrito em letras brancas o título do post e embaixo o nome do blog.

Este é o Whisky Laphroaig - 18 anos. Um Single Malt Turfado. Turfado por ter sabor defumado. Ele é o mais vendido de Islay, uma ilha na Escócia e o preferido do Príncipe Charles. No rótulo, está certificado que "Por nomeação, a Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, conferiu a D. Johnston & Co Laphroaig Isle of Islay, destilador e fornecedor de uísque escocês Single Malt, o mais rico sabor de todos os scotch whiskys".
 
Naturalmente, a referência do whisky como o preferido do Príncipe agrega, a nós súditos, um valor fantasioso. Convidada para um drink, fui servida da bebida do monarca inglês, embora, naquele momento, eu não soubesse dessa informação. Ninguém citou o fato, mas quem me oferecia era um estudioso do assunto. Foi num clima de simplicidade em alto estilo, que entre conversas, aprendi que beber uma dose de whisky é um ato que envolve algo quase que cerimonioso. A começar por: o consumo deve estar relacionado a uma prática extremamente ligada ao prazer.
 
A literatura sobre o tema é vasta e especializada. "O interesse pelo Whisky nunca foi tão grande, e os atuais níveis de investimento em produção e marketing refletem isso. Nós estamos, sem dúvida, no alvorecer de uma idade de ouro do Whisky", citação do Guia Ilustrado Zahar - Whisky - Editado por Charles Maclean.
 
Absorva a cultura do whisky e esqueça aquela imagem de entrar num bar, pedir um estilo cowboy, beber o “shot” numa só golada. Para eles, isso é coisa de cinema americano. Sim, ele deve ser ingerido puro, mas há que ser degustado gole a gole. Existe um protocolo para saborear whiskies especiais e guarnição própria. O Glencairn. Um copo oficial para degustação de whisky utilizado nos mais respeitados bares e destilarias do mundo. 
 
Quando perguntei se podia ser com gelo, a resposta foi outra pergunta: Você coloca gelo no vinho? Há muito tempo, essa é uma bebida para apreciadores, conhecedores e especialistas que dominam o assunto através do olfato, paladar, testam o fim de boca. O termo "fim de boca" é uma expressão de qualidade. A sensação final deixada por uma boa bebida. Esta tem que ter um final longo, ao que eu completo: "e certamente feliz".
 
Os puristas, segundo minha fonte, não admitem nenhuma mistura, salvo duas gotas, apenas duas, de água para retirar a acidez do álcool e “abrir”o sabor. Para isso existe um conta gotas próprio, que pode ser adquirido em casas especializadas. “Se uma pessoa fizer a degustação com atenção, percebe claramente a mudança de sabor” e completa: “Gelo, jamais. Aí vira drink e festa. Nesse caso não há uma degustação da bebida”.
 
Assim, o whisky, entra para o rol das bebidas que devem ser apreciadas com encanto e magia. Própria para celebrar uma vitória, um encontro, uma realização, um happy hour ao fim do dia ou encerrar uma noite. Talvez por isso ouvimos tanto a expressão tomar um whisky para relaxar.  
 
Essa bebida que sempre gostei, nunca acrescida de qualquer ingrediente, a não ser gelo, continuará sendo degustada, por nós mortais, on the rocks, e neste caso, em um copo tradicional de whisky. Mas, há de ser com elegância. O aprendizado foi adquirido e o whisky, que se eu já consumia com prazer, agora está revestido de excelência.


Sobre o Laphoroaig

Islay é uma ilha do arquipélago de Arvyll, Hébridas, onde há 8 destilarias e vivem cerca de 3 mil habitantes. Estas são informações encontradas em qualquer site de bebida. O Laphroaig,  versão de 18 anos, é produzido em pequenas quantidades anuais. Importado da Escócia. Laphroaig significa “Entrada da grande bahia”, uma  pequena vila com o mesmo nome da ilha de Islay) foi fundada em 1810.

Whisky Turfado: A turfa é encontrada em abundância no solo escocês, usada na fabricação do scotch whisky, e conferindo à bebida o sabor defumado. A turfa é adicionada ao fogo do forno para gerar a chamada "fumaça de turfa" e promover características fenólicas.

Ilustração sobre as Turfeiras de Islay do livro O Guia Mundial Definitivo - Whisky - Michael Jackson.

Mapa e explicações das Turfeiras de Islay

Foto de um forno de portas abertas com fogo e as turfas.


Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover.  Arte de Leticia Rieper.

- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     

Nenhum comentário: