terça-feira, 5 de janeiro de 2021

114ª Flag para o SuperLinda - Lituânia

Arte feita com superposição de imagens. Ao fundo campos verdes do território lituano, e pássaros (cegonhas) voando. Sobre ela o print do registro da flag do Superlinda, no site Flagcounter, de cor branca com gráficos de cor azul. Na parte superior, lado esquerdo, a bandeira do Brasil e lado direito a bandeira da Lituânia, de três listras horizontais nas cores, de cima para baixo, amarelo, verde e vermelho. Na parte superior do card está escrito, em letras brancas, o  título do post e na parte inferior o nome do blog.

O ano começa com mais uma flag para o SuperLinda. Agora, da Lituânia. Um país que tem um cheiro oficial chamado de "Cheiro da Lituânia". Uma mistura de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar. O "Lietuvos Kvapas" foi desenvolvido pelo perfumista Galimard

Só por isso já dá vontade de conhecer este país. Aliás, está é a intenção do perfume, segundo o site RPL - Replicário: "...há uma ciência sólida por trás do perfume. É sabido que aromas agradáveis evocam nostalgia e desejo, tornando alguém que sente o cheiro de Lietuvos Kvapas, em Londres, mais propenso a pegar um avião para Vilnius", a capital da Lituânia.

Mas, tem também a inocência das crianças que acreditam que são as cegonhas que trazem os bebês, pois este é o animal nacional. Como uma tradição, dia 25 de março, comemoram o Dia da Cegonha com presentes pendurados em galhos de árvore e fogueiras feitas de palha. Para os lituanos, essas aves trazem harmonia ao lar onde fazem seu ninho. Por outro lado eles têm a superstição de que assobiar dentro de casas, lojas ou lugares fechados pode atrair demônios.

No que se refere a economia, o maior destaque está na extração do âmbar. Uma resina fóssil usada na confecção de joias. O país possui uma cultura rica e homogênea. O povo é independente, orgulhoso da sua terra, amável e generoso. Czeslaw Milosz já foi Prêmio Nobel de literatura em 1980 e o Festival da Canção, na Lituânia, foi classificado como obra de arte do Patrimônio Oral e Imateral da Humaninadade pela UNESCO. 

Outra tradição é inserir entalhes de madeira de santos ou de cruz sobre postes altos, nos cruzamento de caminhos, em praças ou lugares elevados. Castelos, igrejas, fortalezas e até prisões conservam a arquitetura medieval.

É uma das três Repúblicas Bálticas, junto com a Estônia e a Letônia, de onde o SuperLinda já recebeu flags. Faz fronteira com a Bielorrússia, com a Polônia e com Kaliningrado, a oeste é banhada pelo mar Báltico.



Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover.  Arte de Leticia Rieper.

- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?     



Nenhum comentário:

Postar um comentário