quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A cultura dos filminhos de Natal - A moda UGLY SWEATER

Legenda #PraCegoVer Card feito em fundo branco com desenhos, em forma geométricas, de árvore de natal, renas, em forma geométricas nas cores azul marinho e vermelho. No centro foto minha usando blusa de listras velha e branca, pala de peito xadrez e 3 renas douradas estampadas no peito. Na cabeça uso um arco de prender o cabelo com chifre de rena feito de feltro vermelho sustentado por dois corações enfeitados de plumas branca e pequenas folhas verdes no centro.
 

O "ugly sweater" significa suéter feio e é uma tradicional festa natalina nos Estados Unidos, para comemorar encerramento do trabalho, reuniões entre amigos ou para o próprio dia de Natal. Os ugly sweaters existem desde a década de 50, embora com pouco sucesso.

O suéter era uma peça do vestuário guardado o ano inteiro e usado apenas pelos vovôs e vovós da família. Ganhou popularidade nos anos 80, porém sempre relacionado ao conceito de cafona, espalhafatoso e de mau gosto.

Continua brega, mas um brega super valorizado. Atualmente virou tendência e sucesso entre os americanos. O boom da virada  aconteceu em 2001 com o filme O Diário de Bridget Jones. A cena em que Mark Darcy (Colin Firth) aparece para Bridget (Renée Zellweger), em uma festa de família, usando um suéter com uma rena gigante estampada no peito, viraliza até hoje. Link do trailer do YouTube

A verdade é que a partir de então festas deste gênero passaram a ser vistas como moda hit com direito a concurso entre os convidados. Ganha o mais criativo, o mais "ugly", o mais divertido, o mais chamativo.

O que era horroroso ganhou o status de look fashion de Natal e virou febre entre celebridades. "Em 2007, Stella MacCartney lançou um suéter com o tema urso polar, em 2010, veio a Givenchy, e a Dolce & Gabbana no ano seguinte" conforme o site TreeStory.

Nos países que comemoram o Natal no auge das temperaturas de verão, como o Brasil, é provável que essa tradição não aconteça. Pelo menos, não o suéter. Mas porque não incorporar essa cultura natalina aos leves tecidos das roupas de verão, acessórios e enfeites?

Com algumas boas ideias e criatividade é possível tornar a sua próxima festa de Natal em um evento único e memorável. Uma verdadeira expressão de alegria.

Legenda de foto para acesso do deficiente visual. #pracegover. Arte de Leticia Rieper.- Seu blog dá acesso ao deficiente visual?   

 

Nenhum comentário: