sábado, 12 de janeiro de 2013

Morar no Exterior Deixa as Pessoas Melhores ou Piores.


Esta foi uma pergunta lançada pelo Blogeiro Sergio Martins no post Morar no Exterior Deixa as Pessoas Melhores ou Piores?  .

Eu nunca morei no exterior mas resolvi opinar.
Se for a trabalho, penso que só não melhora quem vai em busca de vida fácil.
Se for para estudo, só não melhora quem não quer aprender.

Os obstáculos encontrados no caminho, fazem parte da vida de cada um e aconteceriam em qualquer lugar. Nada original, mas verdadeira é a frase que diz que tudo na vida é experiência e aprendizado.

Ouvimos sempre as pessoas se lamentando da vida no exterior, que se matam de tanto trabalhar, esquecem que se for para se matar de tanto trabalhar, aqui no Brasil também é possível crescer. Nunca entendi muito bem, porque alguns saem do Brasil para trabalhar no exterior, lavador de carro, lavador de louça em bar ou restaurante, ou de empregada domestica, de domingo a domingo. Se for para trabalhar aqui, acham um absurdo se submeter a isto. Querem feriadão entre Natal e Ano Novo, Carnaval e por aí afora.

Há quem argumente e eu concordo, que atuando nestas profissões no exterior, a pessoa consegue adquirir "coisas", se sustentar e ajudar a família com dinheiro, sendo que no Brasil, não há este retorno. Portanto, sob o ponto de vista financeiro...."deixa as pessoas melhores".

Alguns reclamam das humilhações que sofrem por serem imigrantes. Será diferente do tratamento que recebem os imigrantes que vivem no Brasil? As pessoas estão em outro país de forma ilegal, trabalhando em sub empregos sem recolher impostos, tirando o lugar dos "nativos", cientes de que estão lá unicamente em seu próprio benefício. Seu único objetivo é de que quando "puder", ou seja, depois que sugar tudo que for possível, voltar para o Brasil.

E voltam dizendo que lá, a vida é muito dura...
Então quer dizer, que aqui no Brasil a vida não é dura?

Penso que morar no exterior é uma questão de opção. Isto por si só, já é o suficiente para melhorar a vida da pessoa e seu crescimento.

Reclamar de tudo é um mau hábito que as pessoas tem para se auto valorizar. Parece que quanto mais expõem seus dramas e sofrimentos mais são reconhecidas pelos seus ganhos. Morar no exterior, melhora a vida de qualquer um que saiba aproveitar essa oportunidade. Só piora para os que não crescem nem mesmo dentro das suas próprias casas.

Se você fosse de um país como o Haiti, e tivesse a possibilidade de vir para o Brasil "tentar a vida" seria melhor ou pior?
As pessoas reclamam "de barriga cheia".

6 comentários:

silvia helenice disse...

Raquel, muito boa a linha de raciocinio. Ainda vou te escrever, mostrando como viver no exterior só pode ser positivo se a pessoa for positiva(meu caso). Continue assim.

Unknown disse...

Oi, Raquel!
Nunca pensei que morar no exterior pode deixar uma pessoa pior! Morei na França e na Argentina, e mesmo que possa ter tido más experiencias nesses 2 países nunca poderia dizer que isso me tornou uma pessoa pior. Creio que quebrei alguns paradigmas e aprendi a dar valor ao que tenho aqui. Não imagino como poderia ser uma pessoa pior por ter vivido fora do país!
Tenho uma amiga que morou no Haiti (voluntaria do MSF) e hoje mora no Quênia. Ela conta coisas terríveis, pois passou por situações bastante complicadas como um caos pós-terremoto, surto de cólera e guerra. Ela conta que isso a mudou muito, principalmente em relação a crenças religiosas. Ela diz que é impossível acreditar na existência de Deus depois do que ela viu no Haiti! Podemos dizer que isso a deixou pior? Fria? Duvido! Diferente, com certeza! Mas nunca pior!
Pelo menos é a minha opinião!
Beijos, Erika

virgilio disse...

Ir morar no exterior como aventura certamente é pior. Com um bom emprego, com certeza não.
Os eternos insatisfeitos dirão que morar no exterior é bem melhor na tentativa de justificar a sua apatia para trabalhar aqui e, quando estão sá em sub empregos e com medo de serem apanhados e deportados ficarão sempre reclamando das agruras da vida e lamentando por não estarem no Brasil com todos os defeitos que tem.
Parabens Raquel pelo tema e desenvolvimento do tema.

Helio disse...

Excelente seu texto Raquel. Concordo plenamente com voce. Tenho vários amigos no exterior e alguns se sairam muito bem, outros nem tanto e outros foi um desastre.

luis carlos disse...

ola raquel tudo bem ? bom tenho 18 anos e meu sonho e ir morar em londres já e quase certeza que vou mais sempre da um frio na barriga . voce sabe me dizer se esta facil arrumar sub empregos por la ? lembrando que meu ingles e intermediario . será que vale a pena ? help me please raquel

Raquel Ramos disse...

Olá Luis Carlos, Não posso responder suas perguntas. No post estou fazendo somente um comentário relativo ao questionamento de Sergio Martins. Clique no nome dele lá no post e pergunte a ele, que certamente tem mais condicões de lhe orientar. Um abraço. Raquel