sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Em Joinville tem....STAMMTISCH



Stammtisch significa um  lugar reservado num bar ou restaurante onde um pequeno grupo de amigos se reúne para beber, comer e conversar. 

Termo, costume e hábito da cultura alemã, que também pode ser usado dando o sentido de mesa-redonda para reunião de negócios.

Baseados na idéia de encontro, os "alemães brasileiros" ou "brasileiros alemães" transformaram o stammtisch em um grande encontro ou festa de "celebração de amizade".

Aqui no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, o primeiro stammtisch, realizado formalmente como evento, aconteceu no ano de 2000 por iniciativa de HORACIO BRAUN (1949/2007), que tive o prazer de conhecer. 

Demos  muitas  risadas e jogamos muita conversa fora, sentados nas mesas do bar ALDEIA UNIVERSAL, que funcionava no último andar do Shopping Muller, bem ao estilo stammtisch definido no início do texto.

Joinville consolidando-se como a terra onde cada um tem a sua turma, faz o seu stammtisch  ao longo de uma rua antecipadamente destinada ao evento, onde as turmas com as suas bombas de chopp armam suas barracas. 

Ali fazem suas comidas e circulam entre as "barracas amigas" para festar com muita conversa e música durante todo o dia.

Em Joinville o STAMMTISCH deu certo.

Folder de divulgação do Stammtisch que acontecerá em Joinville dia 19/10, nas cores amarelo e vermelho, com um velhinho em traje típico alemão  na cor verde com um  caneco de chop na mão.

2 comentários:

silvia helenice disse...

Acrescente-se que num Stammtisch, o grupo é sempre o mesmo e as reunioes, senao diárias sao semanais.

Raquel Ramos disse...

Silvia, deve ser por isso que o Stammtisch deu tão certo em Joinville, aqui as turmas não se misturam.